Mês de outubro terá 36 ações educativas de trânsito da Urbes:


04/10/2021


A Urbes – Trânsito e Transportes programou um calendário com 36 ações educativas de trânsito para o mês de outubro. As iniciativas começam na próxima segunda-feira (dia 4) e prosseguem, diariamente, até o dia 28.

Estão previstas blitz educativas e abordagens específicas, conforme cada ação, aos motoristas, ciclistas, pedestres e motociclistas, em pontos estratégicos da cidade. Somente na primeira semana do mês, de 4 a 8 de outubro, serão 10 ações.

Sucesso durante os eventos da Semana Nacional de Trânsito, a atividade “Sinalize – Dê Seta” prossegue, com equipes posicionadas nos cruzamentos e exibindo luminosos com a frase: “Usar seta é uma obrigação”. A atividade ocorrerá na terça-feira (5), na Praça 9 de julho, das 9h às 11h, e na sexta-feira (8), entre a Avenida Ipanema e a Rua Maciel Baião, das 13h30 às 15h30.

Ainda na sexta-feira (8), a novidade ficará por conta da blitz educativa “Eu uso a seta”. “Será um complemento à primeira ação educativa, que já ganhou ampla adesão e apoio dos motoristas nas ruas. Desta vez, os condutores serão abordados, orientados sobre o uso obrigatório desse dispositivo, no dia a dia no trânsito, e também vamos distribuir o adesivo contendo a frase: ‘Eu uso a seta’”, explica o encarregado do Setor de Educação para o Trânsito da Urbes, Altair Farias.

Outra atração é a atuação dos mímicos em locais onde há “faixas vivas”, mostrando, de forma prática e bem-humorada, como se faz corretamente a travessia da pista, com toda segurança. Ela será promovida na segunda-feira (4), no Boulevard Braguinha com a Rua Monsenhor João Soares (9h às 11h), e na quinta-feira (7), nos cruzamentos entre as ruas 15 de Novembro e São Bento (9h às 11h) e novamente no Boulevard Braguinha com a Rua Monsenhor João Soares, das 13h30 às 15h30.

Já, a temática “Motociclista Seguro” será desenvolvida na quarta-feira (6), em uma blitz educativa na Rua Profª. Ossis Salvestrini Mendes, 130, das 9h às 11h, e na Avenida Dom Aguirre (nas proximidades da sede do Corpo de Bombeiros), das 13h30 às 15h30. Na terça-feira (5), ocorrerá no cruzamento entre as avenidas Adhemar de Barros e Brasil, também no período da tarde.

Para as semanas seguintes, ainda em outubro, a Urbes dará sequência a essas atividades e, ainda, terá iniciativas voltadas aos sérios riscos de se conduzir veículo sob o efeito de bebida alcoólica, como também utilizando o celular ao volante.  O respeito ao ciclista no trânsito também será enfatizado, assim como o uso adequado das vagas especiais de estacionamento.

“As ações educativas de trânsito da Urbes têm conquistado, cada vez mais, a simpatia de todos aqueles que compõem a mobilidade urbana, motivo pelo qual estamos sempre desenvolvendo novas atividades, com o objetivo alertar sobre os cuidados e a segurança no trânsito”, frisa o diretor-presidente da Urbes, Luiz Carlos Siqueira Franchim.

 

Palestras

A Urbes já retomou as atividades do programa gratuito de palestras sobre “Educação para o Trânsito”, disponível para empresas, associações, escolas e demais instituições públicas ou particulares. Além do formato on-line, o treinamento pode ser solicitado na opção de curso presencial, sempre seguindo rigorosamente todas as medidas sanitárias preventivas à Covid-19.

“Por exemplo, na segunda-feira (4), nossa equipe estará em uma escola no Jardim Vera Cruz. Os professores trabalharam com os alunos assuntos ligados à Semana Nacional de Trânsito e vamos reforçar esses conceitos com as crianças. Será um complemento e um reforço daquilo que eles já viram”, destacou o encarregado do Setor de Educação para o Trânsito da Urbes.

A solicitação de palestras deve ser feita por meio do site da Urbes: https://www.urbes.com.br/. Basta clicar em “Ouvidoria”, selecionar o assunto “Educação para o Trânsito” e em “Abrir Manifestação”, para então preencher o formulário de pedido.








CANAL DE ATENDIMENTO

(15) 3519-3100

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda à Sexta das 8h às 17h - Multas das 8h às 16h30

ENDEREÇO

Rua Chile, 401 - Barcelona - CEP 18.025-280 - Sorocaba/SP