Maio Amarelo: Ação educativa inédita contra excesso de velocidade nesta quinta-feira (12)


13/05/2022


A Urbes – Trânsito e Transportes realizou uma ação educativa inédita, nesta quinta-feira (12), como parte da campanha “Maio Amarelo”, de segurança e prevenção a acidentes de trânsito. Trata-se do “Pit Stop – Limite de Velocidade”, para conscientizar motoristas e motociclistas quanto aos riscos envolvidos no abuso de velocidade. A iniciativa ocorreu no cruzamento das ruas Souza Pereira e Álvaro Soares, das 9h às 11h.


Nesse ponto da cidade, durante o tempo de fechamento do semáforo, será apresentada uma encenação, de modo a orientar o público, de forma lúdica, para que respeite os limites de velocidade. “É uma dinâmica atrativa, com encenação de personagens fantasiados, finalizada com uma faixa, em que se pode ler uma mensagem de orientação e alerta sobre o tema”, explica a gerente de Educação para o Trânsito da Urbes, Cibele Soares.


As apresentações visuais têm sido um dos principais recursos utilizados pela Urbes em suas ações educativas, para interagir com todos aqueles que compõem a mobilidade urbana. Semelhante a outras temáticas já aplicadas, como a dos emojis (perigo de dirigir e manusear o celular simultaneamente) e de entrega rápida (para os motoboys respeitarem o limite de velocidade), entre outras.


Ainda neste mês de maio, o “Pit Stop – Limite de Velocidade” será realizado nos dias 19 (Praça Dom Tadeu Strunck, das 13h30 às 15h30), 23 (Cruzamento das Avenidas General Osório e Adhemar de Barros, das 9h às 11h) e 26 (Avenida São Paulo, próximo ao bairro Árvore Grande, das 9h às 11h).


“Estamos sempre diversificando as ações educativas, principalmente abordando o respeito ao limite de velocidade, seja para o público, como para motoristas de aplicativo, motoboys e todos aqueles que ‘correm contra o tempo’ no trânsito e devem redobrar a atenção com a segurança viária. Nossa missão é conscientizar sobre os riscos que uma atitude indevida pode acarretar”, complementa Cibele Soares.


Quanto à campanha “Maio Amarelo”, ao todo, 45 atividades educativas estão programadas para ocorrer até o dia 31 deste mês, em pontos estratégicos da cidade, além de em escolas e empresas. A iniciativa tem como base uma resolução da Assembleia-Geral das Nações Unidas (ONU) que, neste ano, tem como slogan “Juntos salvamos vidas”. O objetivo é chamar a atenção dos munícipes sobre as atitudes preventivas aos acidentes de trânsito, mobilizando para os cuidados constantes e visando a uma maior segurança no trânsito.


Ao longo do ano todo, a Urbes também mantém uma programação mensal de ações diárias de educação no trânsito, nos períodos da manhã e da tarde, cada dia em um local diferente da cidade, assim como atividades educativas nas escolas, entidades e empresas. 

 

Os interessados podem solicitar essas ações gratuitas, pelo site: www.urbes.com.br. Basta clicar em “Ouvidoria”, selecionar o assunto “Educação para o Trânsito” e em “Abrir Manifestação”, para preencher o formulário de solicitação.




CANAL DE ATENDIMENTO

(15) 3519-3100

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda à Sexta das 8h às 17h - Multas das 8h às 16h30

ENDEREÇO

Rua Chile, 401 - Barcelona - CEP 18.025-280 - Sorocaba/SP