Educação para o trânsito
10/04/2008
O tema “travessia segura” vem sendo abordado desde fevereiro pela Urbes – Trânsito e Transportes, com os alunos da Escola Municipal “Professor Edemir Digiamplietri”, que freqüentam o projeto ‘Oficina do Saber’, na Vila Barão, zona norte da cidade.
De lá pra cá, foram realizados 12 encontros com a garotada daquela região. E o último evento foi nesta quarta-feira (9), quando encerrou-se esse projeto social, cujo principal enfoque é a educação para o trânsito.
Mais de 150 crianças
Durante dois meses, 160 crianças de 9 e 10 anos foram conscientizadas por duas agentes de trânsito a obedecer as normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), principalmente no que diz respeito a atravessar a rua de forma segura.
Na quarta-feira (9), uma última turminha deixou a sala de aula para percorrer as imediações da paróquia São Luiz Gonzaga, que fica a 300 metros da escola. No trajeto, tiveram a oportunidade de caminhar sobre a faixa de travessia de pedestres e observar as sinalizações horizontal e vertical.
Além de assistir palestras e participar de atividades práticas, as crianças também abordaram os motoristas e motociclistas durante bloqueios educativos.
O presidente da Urbes, Renato Gianolla, explica que nesses encontros a garotada explica o que é certo e o que é errado. “Quando um motorista está sem cinto, por exemplo, a criança pede que coloque. E quando está usando, o condutor recebe os parabéns. É uma forma que encontramos de orientar as pessoas de forma simpática a procederem da melhor forma como condutor”, finaliza o engenheiro Gianolla.