Radar Fixo
O radar fixo é um equipamento eletrônico, computadorizado, que visa monitorar um determinado ponto da via ou toda ela, estabelecendo uma rotina de fiscalização, objetivando através dessas ações a redução das estatísticas de acidentes com vítimas fatais nas rodovias e disciplinando a curto e médio prazo o motorista no que se refere ao controle de velocidade.
Funcionamento
O radar fotográfico fixo é um equipamento que opera de forma totalmente automática, sem intervenção humana. O sistema pode ser instalado em postes, pórticos e semi-pórticos fiscalizando a via 24 horas por dia.
Módulos de operação que compõem o radar:
- 3 sensores (L1,L2 e L3) por faixa de trânsito;
- 1 câmera (C1) por faixa de trânsito;
- 1 equipamento medidor
O radar fixo contém um sistema infravermelho de captação de imagens, com confirmação adicional do excesso de velocidade do veículo infrator. Ele usa os sensores L1, L2 e L3 para calcular a velocidade do veículo e conta o tempo entre o laço L1 e L2, calculando a primeira velocidade, em seguida usando o laço L2 e L3 para calcular novamente a velocidade.
O equipamento, então, compara as duas velocidades e verifica se estão corretas. Estando corretas as velocidades e, desde que estejam acima da velocidade permitida para o local, a câmera captura a imagem do veículo, como vimos na figura. À noite, um flash infravermelho ilumina a cena, sem que o motorista seja ofuscado, já que o flash é invisível ao olho humano.
Além da função de registro das infrações, o sistema armazena informações de contagem volumétrica e classificatória do tráfego, auxiliando o órgão no planejamento e gestão do trânsito. Os medidores de velocidade possuem dispositivos indicadores, podendo ainda possuir dispositivos seletores e dispositivos registradores de velocidade. Os não automáticos devem ter a última velocidade medida, visível no mostrador, até que seja apagada, e não deve ser possível retornar ao mostrador qualquer leitura feita anteriormente.
Os equipamentos podem medir velocidades de veículos automotivos leves e pesados (ônibus e caminhões) e a velocidade máxima de cada tipo de veículo é estabelecida pelo órgão governamental competente, seja ele municipal, estadual ou federal, dentro dos limites máximos permissíveis pela lei federal para todo o país.
Os erros máximos admitidos são indicados na tabela abaixo. A verificação inicial, geralmente feita em fábrica, é mais rígida que a verificação do produto em uso.
Verificação | Medidor de velocidade fixo ou estático | Medidor de velocidade fixo ou estático | ||
---|---|---|---|---|
Verificação | Vel < 100km/h | Vel < 100km/h | Vel < 100km/h | Vel < 100km/h |
Verificação Inicial | + 3km/h | + 3% | ||
Verificação Periódica | + 6km/h | + 6% |