Faixas de pedestres ganham inscrição "Faixa Viva"
para motivar travessia segura
Entre as ações educativas previstas para a Campanha “Faixa Viva”, lançada pela Urbes – Trânsito e Transportes no último dia 18, diversas travessias de pedestres da cidade estão ganhando a inscrição ‘faixa viva’ para que as pessoas identifiquem com mais facilidade onde elas têm prioridade de travessia. Trata-se de uma sinalização de solo na faixa de pedestre justamente onde se inicia a travessia, ou seja, perto da guia. A Urbes adota a sinalização especial nas faixas de pedestre sem semáforos para que as pessoas identifiquem o espaço como seguro e correto para a travessia. E nos locais onde a faixa era apenas branca, a Urbes também adota a cor vermelha, para dar mais destaque ao espaço destinado ao pedestre.
A pintura é realizada onde não há semáforos na faixa de travessia – pois onde há sinalização semafórica o pedestre deve respeitar o tempo dos semáforos. A Urbes utiliza a nova sinalização, nesta primeira etapa da campanha, especialmente nas faixas de pedestres do anel viário central da cidade dotados de faixas sem semáforos. Porém, a novidade deve ser estendida para os grandes corredores viários da cidade.
“Vale sempre lembrar que o gesto do braço estendido é importante para que o motorista identifique a intenção de travessia do pedestre na faixa e lhe dê prioridade. O braço estendido e o contato visual são as formas do pedestre pedir passagem ao motorista, e do motorista dar prioridade à pessoa que aguarda. Já o motorista pode sinalizar sua intenção de parar para o pedestre ligando o ‘pisca alerta’ para alertar o veículo que vem atrás”, destaca Renato Gianolla, diretor-presidente da Urbes.
Já ganharam a nova sinalização as faixas de pedestre as faixas de pedestre da Avenida Dr. Eugênio Salerno (altura do número 166), Rua Leopoldo Machado (em frente ao acesso do Terminal São Paulo), Rua Monsenhor João Soares (altura do número 334), Rua Souza Pereira (altura do número 166), Rua São Bento (altura do número 18) e Rua Leopoldo Machado (em frente ao Poupatempo).