Novidades à vista
08/05/2008
Nos próximos dias a Urbes - Trânsito e Transportes dará início a uma série de mudanças na zona sul da cidade com o objetivo de melhorar a fluidez do trânsito, especialmente na avenida Washington Luiz, nos cruzamentos com a avenida Antonio Carlos Comitre e a rua João Wagner Wey.
Os técnicos da Urbes iniciarão a implantação de nova sinalização horizontal, vertical e semafórica para adequar as vias às alterações propostas pelo setor de engenharia.
Binário é bastante utilizado
Com a implantação do binário formado pelas ruas Visconde do Rio Branco, Tocantins e João Pessoa, na Vila Jardini, no início do mês de abril, muitos condutores passaram a se utilizar da nova alternativa de circulação. Com isso, como já era previsto, o trânsito na região do Jardim América, ficou mais intenso.
“Os motoristas passaram a usar o binário e a Washington Luiz como um grande corredor de deslocamento entre as avenidas General Carneiro e Dom Aguirre”, explica o presidente da Urbes, Renato Gianolla.
Por esse motivo, a Urbes vai beneficiar o cruzamento da avenida Washington Luiz com a rua João Wagner Wey com um novo tipo de tecnologia semafórica. O local receberá um controlador eletrônico capaz de operar com diferentes ciclos de tempos de acordo com as demandas veiculares.
Nova faixa de circulação
Outra medida adotada será na avenida Washington Luiz, nas proximidades das avenidas Antonio Carlos Comitre e Barão de Tatuí, onde será proibido o estacionamento de veículos. “Nesses pontos, as pistas receberão novas faixas de circulação aumentando a capacidade das vias em cerca de 30%”, esclarece Gianolla.
Segundo a diretoria de trânsito, essas duas medidas estão entre as várias ações que já vêm sendo realizadas pela Urbes neste primeiro semestre de 2008, dentro de um programa que vista melhorar a circulação em alguns dos pontos de maior movimento em Sorocaba.
“Essas medidas vão beneficiar também as pessoas que se utilizam do transporte coletivo diariamente. Pelo menos 10% das linhas de ônibus circulam naqueles trechos diariamente. São quase 30 coletivos nos horários de pico. Com as mudanças, as ruas ficarão com mais espaço para o trânsito dos coletivos, carros e motocicletas”, explica o presidente da Urbes, Renato Gianolla.