Plano de emergência
27/05/2009
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transportes, montou um esquema emergencial para atender os usuários do transporte coletivo durante a greve dos motoristas, deflagrada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Sorocaba e Região, a partir da 0h desta quinta-feira (28).
A programação emergencial deverá ser mantida até que o impasse se solucione. A Urbes disponibilizará serviços de informação e orientação para os usuários durante todo o dia, principalmente no início da greve. As informações podem ser obtidas pelos telefones 118 e 3331-5000 e também no site www.urbes.com.br.
Os motoristas de ônibus de Sorocaba reivindicam 5,38% de reposição da inflação mais 6% de aumento real e diversos outros benefícios, bem como o aumento do número de agentes de bordo. As empresas ofereceram 6% de aumento, mas a categoria não aceitou. A Urbes estima que mais de cem mil sorocabanos sejam prejudicados pelo movimento grevista.
Outras providências
Por determinação do prefeito Vitor Lippi, a Guarda Municipal e a Polícia Militar foram chamadas para dar apoio à população e a Urbes preparou um plano emergencial para garantir o mínimo de transtornos aos usuários.
Impasse
O prefeito Vitor Lippi e o presidente da Urbes – Trânsito e Transportes lamentam o impasse nas negociações entre o sindicato de motoristas e as empresas operadoras do transporte coletivo e que isso tenha levado os usuários a sofrer com a falta de transporte coletivo. Por esta razão, eles esperam que o bom senso prevaleça e que o sistema volte à normalidade o mais rapidamente possível.