Terça-feira tem encontro de educadores
15/06/2009
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transportes, deu início, nesta segunda-feira (15), à Semana da Bicicleta que seguirá com ativadades até o próximo domingo (21) quando ocorrerá um grande passeio com saída do Parque das Águas rumo ao Parque dos Espanhóis. O objetivo da semana é divulgar os meios mais adequados para a integração da bicicleta ao cenário de tráfego da cidade do ponto de vista, tanto do ciclista, como do motorista.
História da bicicleta
Entre os séculos XV e XVI, foram desenvolvidos diversos veículos de duas e quatro rodas acionados por mecanismo composto de corrente, alavanca e outros dispositivos que às vezes traziam problemas ao seu usuário, pois frequentemente provocavam tombos sérios e causavam danos às roupas. Tais dispositivos eram cômicos, enquanto outros não seguiam os princípios básicos da física. A maioria deles era na realidade uma imitação um tanto extravagante de um mecanismo já existente, com raras exceções.
Mas foi em 1790 que a bicicleta teve seu nome inserido na história, quando o Conde Sivrac, da França, idealizou o celerífer, posteriormente denominado de celerífero. O veículo primitivo de duas rodas ligadas por uma ponte de madeira em forma de cavalo e acionado por impulso alternado dos pés sobre o chão, curiosamente, apesar do incômodo, era um transporte útil na época para pequenas distâncias.
Plano cicloviário de Sorocaba
Mais de 200 anos depois, hoje o meio transporte percorre grandes distâncias, é considerado pelo Código de Trânsito Brasileiro um veículo não motorizado e é equipamento usado até em esportes olímpicos. Em Sorocaba, o desafio de criar a cultura do uso da bicicleta como mecanismo de redução dos impactos negativos no trânsito, bem como ampliação da qualidade de vida foi aceito pelo poder público e pela comunidade, com resultados que vêm se mostrando bastante expressivos a cada etapa de implantação da proposta.
Os mais de 50 quilômetros de ciclovias já instalados criaram possibilidades de interconexão entre bairros e entre as áreas de transferência do transporte coletivo, permitindo que o cidadão faça uso da bicicleta, não só para o lazer, mas também para as suas atividades de trabalho.
Pedala Sorocaba
O “Pedala Sorocaba” consagrou-se como exemplo de uma política de incentivo ao uso da bicicleta, servindo de modelo para outras cidades que estudam alternativas para a mobilidade urbana. Na sequência das ações, a realização da Semana da Bicicleta, neste mês de junho de 2009, registra um momento de integração do poder público com segmentos envolvidos no transporte urbano, entre eles a ANTP, a Associação Nacional de Transporte Público, e outras associações que congregam ciclo ativistas de todos os estados brasileiros.
As escolas da cidade farão parte desse encontro a fim de que o “Pedala Escola” ganhe projeção e os alunos passem a entender melhor a importância de usar a bicicleta como meio de transporte e, por esse caminho, ajudar Sorocaba a ser ainda mais saudável.
Programação da semana
Dia 16 (terça-feira)
14h às 18h - 1º Encontro de Educadores para a Cultura Cicloviária
Local: Auditório da Escola Municipal Getúlio Vargas
Dia 17 (quarta-feira)
14h às 18h - Assembléia da UCB
Local: Auditório da SECID
Dia 18 (quinta-feira)
8h30 às 18h - 1º dia do Seminário Nacional “Políticas de Transporte Cicloviário” (ANTP / URBES)
Local: Sorocaba Park Hotel
18h - Passeio noturno com os participantes do Seminário
Saída: Sorocaba Park Hotel
19h30 - Exposição de bicicletas
Local: Sorocaba Park Hotel
Dia 19 (sexta-feira)
8h30 às 18h - 2º dia do Seminário Nacional “Políticas de Transporte Cicloviário” (ANTP / URBES)
Local: Sorocaba Park Hotel
Dia 20 (sábado)
12h às 16h - Prova Ciclística
Local: Parque das Águas
Dia 21 (domingo)
9h - Passeio Ciclístico
Saída: Parque das Águas com destino ao Parque dos Espanhóis
Inscrições para eventos
As inscrições para o Seminário da ANTP podem ser feitas diretamente no site www.antp.org.br, onde também está disponível toda a programação do evento.
Já as inscrições para a prova ciclística, que será dividida em dez categorias, devem ser feitas no local (Parque das Águas), com uma hora de antecedência (serão aceitas até às 11h).