Educação para o trânsito
08/12/2009
A Urbes – Trânsito e Transportes informa que nesta quarta-feira, dia 9, às 19h30, receberá representantes das auto-escolas da cidade para uma reunião de apresentação de uma nova proposta para dinamização da formação dos condutores no município.
A reunião com as auto-escolas tem o objetivo de promover um contato com todos os responsáveis pela formação de novos motoristas e motociclistas, e também daqueles que passam pelo exame de reabilitação. A idéia é aproximar as auto-escolas para discutir o que pode ser feito conjuntamente para que o processo de formação contemple também o “papel do cidadão no trânsito”. Isso significa ir além de habilitar para o uso do veículo. “É preciso habilitar para a convivência no trânsito”, destaca o presidente da Urbes, Renato Gianolla.
“O nosso setor de Educação para o Trânsito vai debater o tema para ver como isso pode ser operacionalizado pelas auto-escolas com a parceria da Urbes”, explica Gianolla.
O engenheiro titular da Urbes enfatiza que se a idéia for bem aceita, “a intenção é desenvolver uma capacitação para os professores de auto-escolas, de forma a informá-los sobre nosso trânsito, além das principais infrações cometidas, e com isso sensibilizá-los para que sejam multiplicadores desse conteúdo junto aos alunos”.
Gianolla também comenta que seria interessante que as escolas incluíssem em sua programação um módulo mínimo de aulas sobre cidadania no trânsito. “Estamos prontos a auxiliá-las com material informativo”.