Urbes pede paciência devido aos transtornos no trânsito
27/01/2010
A Urbes pede paciência e colaboração dos motoristas devido aos transtornos que vêm ocorrendo no trânsito.
Devido às inundações causadas pela cheia do rio Sorocaba, a Urbes – Trânsito e Transportes informa que, por medida de segurança da população, a avenida Dom Aguirre poderá permanecer interditada nos dois sentidos (entre a Praça Lions e a Praça Dom Tadeu Strunck) nos próximos dias. A interdição vai se estender até que as chuvas cessem e o rio volte ao seu volume normal. Equipes da Guarda Municipal e agentes de trânsito da Urbes estão priorizando auxiliar os motoristas nos acessos e desvios de trânsito da cidade.
A avenida está interditada neste trecho desde o último dia 25. “Devido ao alto volume das chuvas dos últimos dias, somado a abertura das comportas da barragem da represa de Itupararanga, o nível das águas do rio Sorocaba não está abaixando. O rio continua transbordando em alguns locais, como é o caso desta parte da avenida Dom Aguirre, sob a Ponte Francisco Dellosso”, explica o diretor de trânsito, Roberto Battaglini.
A dica da Urbes é para que o motorista procure sair de casa antes do horário previsto para evitar atrasos, pois a interdição da Dom Aguirre tem provocado lentidão no trânsito na área central da cidade e em algumas rotas alternativas, como a Avenida Pereira da Silva, Rua Mascarenhas Camelo, Avenida São Paulo e Rua Leopoldo Machado. “Agora, com a volta às aulas, os motoristas também podem colaborar já saindo de casa com a definição de um melhor trajeto a ser feito e, assim, tentar minimizar o impacto negativo no trânsito, já que as vias adjacentes nem sempre comportam a mesma quantidade de veículos que as avenidas principais”, esclarece o assessor técnico da Urbes, José Carlos de Almeida.
De acordo com a Urbes, a Prefeitura disponibiliza cartilhas dando dicas aos motoristas sobre como agir em dias de chuva e em casos de alagamento, além de um mapa com rotas alternativas para que o motorista sorocabano percorra a cidade em segurança. “Pedimos a paciência e a colaboração de todos para que busquem as nossas rotas alternativas e desviem da Dom Aguirre”, pede Battaglini.
Para ter acesso a essa cartilha, o munícipe deve acessar o site da Urbes: www.urbes.com.br.
Caminhos alternativos
Enquanto a avenida Dom Aguirre estiver interditada, o motorista tem, no momento, as seguintes opções como rotas alternativas:
- Os motoristas que vierem de Votorantim pela av. Juvenal de Campos, na Praça Dom Tadeu Strunck, devem acessar pela direita a rua Leopoldo Machado e seguir até a rua XV de Novembro, com a opção de acessar a avenida São Paulo ou o Centro. Também poderão acessar a Ponte de Pinheiros em direção ao Além Ponte (Zona Leste) ou a Avenida Juscelino K. de Oliveira em direção ao Centro e Cerrado (Zona Oeste);
- Os motoristas que estiverem no outro sentido da Avenida Dom Aguirre, vindos de Santa Rosália, poderão acessar a ponte da rua Padre Madureira e seguir até a Avenida São Paulo para acessar o Centro ou a região do Além Ponte (Zona Leste) ou acessar a Avenida Pereira da Silva em direção a Zona Norte;
- Os motoristas também poderão seguir pela av. Dom Aguirre até a Praça Lions e entrar na avenida Afonso Vergueiro para ir para o Centro ou para o Cerrado (Zona Oeste);