Encaminhado ao Dnit projeto para retirada de trens de carga da área urbana
06/09/2013
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), do Ministério dos Transportes, em Brasília, recebeu do prefeito Antonio Carlos Pannunzio o projeto do novo traçado da ferrovia, que visa à retirada dos trens de carga da área urbana de Sorocaba. Pannunzio foi a Brasília acompanhado do presidente da Urbes - Trânsito e Transportes, Renato Gianolla, e do assessor da Diretoria de Relações Institucionais da América Latina Logística (ALL), Emanoel Tavares Costa Júnior, além do deputado federal Milton Monti. Os documentos foram entregues ao diretor de Infraestrutura Ferroviária do Dnit, Mário Dirani.
Denominado Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental do Contorno Ferroviário de Sorocaba (EVTEA), o trabalho foi elaborado pela ALL, com três opções de instalação do sistema ferroviário, desviando o transporte de carga por trem do perímetro urbano. O investimento previsto é da ordem de R$ 1 bilhão.
Os três traçados previstos no estudo circundam a área urbana de Sorocaba. O primeiro tem 26 quilômetros de extensão, a necessidade da construção de 15 viadutos e não corta qualquer trecho em Área de Proteção Ambiental (APA); no segundo, de pouco mais de 25 quilômetros de extensão e tem previsão de 13 viadutos, e o terceiro, o maior em extensão, com 31 quilômetros de linha e construção de 6 viadutos, há a interferência de APAs. Todas as propostas começam em Iperó e se estendem até Brigadeiro Tobias.
Com a saída do trem de carga, a linha férrea na área urbana pode ser usada para a instalação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Como se trata de concessão, a partir do momento que um novo traçado passar a operar, o antigo poderá ser cedido para uso do Município.