Semana Nacional de Trânsito 2013 - Programação começa na quarta-feira e alerta sobre perigos da combinação álcool X direção
16/09/2013
Abertura oficial contará com show de humor para falar aos jovens de um assunto sério: acidentes de trânsito
“Álcool, outras drogas e a segurança no trânsito: efeitos, responsabilidades e escolhas” é o tema deste ano da Semana Nacional do Trânsito, proposto pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Assim como em todo o país, a Semana Nacional de Trânsito (SNT) de 2013 em Sorocaba começa na próxima quarta-feira (18) com uma série de atividades organizadas pela Urbes – Trânsito e Transportes a fim de suscitar discussões e motivar a conscientização a respeito do tema na sociedade. Este ano, as atividades são dirigidas especialmente aos jovens por conta do envolvimento de pessoas nesta faixa etária no consumo de álcool atrelado à direção de veículos.
A abertura oficial da SNT 2013 será na quarta-feira (18), às 19h00, no Teatro Municipal Teotônio Vilela, com a apresentação do “Show de Improviso” com tiradas de humor realizadas com temas sorteados pela plateia e total interação do público. O evento é dirigido aos jovens de instituições de ensino previamente convidadas pela Urbes para a apresentação e tem por objetivo conscientizar os jovens quanto às ações preventivas de segurança em sua mobilidade para o risco da associação de bebida e drogas à direção de veiculo automotor.
No dia 20 – sexta-feira, às 8h, 13h e 17h haverá apresentações de teatro de rua, numa parceria da Urbes com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), para conscientização sobre o tema da Semana. As interações com os pedestres, ciclistas e motoristas acontecerão no cruzamento entre as ruas São Bento e Nogueira Martins, no Centro.
Para o dia 21 – sábado, das 9h00 às 13h00 a programação da SNT 2013 abre espaço para a realização de mais uma edição do “Roteiro de Segurança” que acontecerá na praça Coronel Fernando Prestes, no Centro. A atividade é dirigida a todos os públicos para despertar a responsabilidade na prevenção de acidentes de trânsito, principalmente aqueles que envolvem o uso de álcool e drogas. A proposta da atração está baseada num circuito de expositores com tendas que oferecem informações de trânsito, simulação de acidentes, exposições e teatros sobre o tema, além da minicidade da Urbes, disponível para as crianças.
São parceiros desta atividade da Urbes o SAMU, a concessionária CCR Viaoeste, o Comando de Policiamento Rodoviário, a Polícia Militar, o Sest /Senat, a Guarda Civil Municipal, a Esamc, o Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, a Seguradora Porto Seguro e a Secretaria da Juventude.
No dia 22 – domingo, a partir das 9h00 acontece o “Passeio Ciclístico da Primavera”, realizado em parceria com o jornal Cruzeiro do Sul e que marca também a passagem do “Dia Mundial sem Carro”. Serão realizadas quatro saídas simultâneas de ciclistas dos seguintes pontos: Parque Campolim (Zona Sul), Praça Oxford (Zona Oeste), Parque dos Espanhóis (Zona Leste) e do Centro Esportivo “Dr. Pitico (Zona Norte).Todos se encontram na Praça Lions, na avenida Dom Aguirre, e seguem até o Parque das Águas.
Para os dias 23, 24 e 25 – segunda, terça e quarta-feira - a programação da SNT 2013 reserva espaço para as crianças com a “Minicidade de Trânsito” da Urbes montada no Shopping Villàgio, no bairro Santa Rosália. A atração dirigida especialmente para os pequenos de até 6 anos acontece das 12h às 21h e é gratuita.
Operação Lei Seca
Até o final do mês as vias da cidade poderão receber blitze da “Operação Lei Seca” com o objetivo mudar a atitude e o comportamento do motorista em relação à segurança do trânsito no qual ele faz parte. Os trabalhos buscarão o esclarecimento, a conscientização deste público e, sobretudo, a mobilização coesa dos órgãos gestores e da sociedade civil organizada no combate à impunidade.
Década de Ação pelo Trânsito Seguro
Definido pelo Departamento Nacional de Trânsito e seguido por todos os Detrans do Brasil, o tema da Semana Nacional deste ano insere-se na “Década de Ação pelo Trânsito Seguro”, iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) cuja meta é reduzir em 50% as mortes por acidentes de trânsito em todo o mundo até 2020.
A Organização Mundial de Saúde estima que, anualmente, 1,3 milhão de pessoas morrem no trânsito (algo como 2 pessoas a cada minuto). Estas cifras, por si impressionantes são, contudo apenas a “ponta do iceberg” dos danos gerais representados pelos acidentes de trânsito, pois o número de feridos pode estar entre 20 e 50 milhões de indivíduos.
Os custos dos acidentes de trânsito já foram estimados em 1-2% dos PIB dos países, ou ainda, em um custo global US$ 518 bilhões/ano . No setor saúde o impacto é significativo, particularmente nos países de baixa e média renda, onde o trânsito responde pela sobrecarga de prontos-socorros, dos setores de radiologia, fisioterapia e reabilitação.
Em países em desenvolvimento, as lesões no trânsito podem representar metade da ocupação dos centros cirúrgicos e entre 30%-86% das hospitalizações (com uma média 20 dias de internação) , . Há, contudo, contudo, consequências menos tangenciáveis ou de mais complexas contabilidade, como a desestruturação de núcleos familiares coma perda de arrimos e sequelas de longo prazo.