Hoje, às 17h, tem ``Desafio Intermodal´´ na cidade
18/11/2013
Participantes sairão de quatro pontos em direção à Praça Frei Baraúna. Proposta é ver qual modal é mais eficiente em seu deslocamento.
Qual é o modal mais eficiente para os deslocamentos na cidade? Esta é a reflexão que propõe o Desafio Intermodal que será realizado pela Prefeitura de Sorocaba, através da Urbes – Trânsito e Transportes, nesta segunda-feira, dia 18, à partir das 17h00. A atividade é realizada em parceria com as secretarias de Meio Ambiente (Sema), de Esportes e Lazer (Semes) e de Mobilidade, Desenvolvimento Urbano e Obras (Semob).
No Desafio Intermodal seis tipos de modalidades de deslocamento (a pé, bicicleta, motocicleta, automóvel, taxi e transporte coletivo) sairão de quatro pontos da cidade para medir qual deles consegue se deslocar com mais eficiência na cidade e chegar à Praça Frei Baraúna, no Centro, ponto de encontro final desta ação.
Os locais de saída serão: Zona Norte – no estacionamento do hipermercado Carrefour Sonia Maria (trajeto com 3,6 km de extensão); Zona Leste – Praça dos Tropeiros – (trajeto com 3,7 km de extensão); Zona Sul – Parque Campolim – (trajeto com 3,2 km de extensão) e Zona Oeste – Largo do Divino – (trajeto com 4,4 km de extensão).
A proposta do desafio, como ocorre em várias cidades do mundo, é despertar nas pessoas o interesse por outros meios de transporte que não sejam os motorizados individuais. Neste desafio é comparada a eficiência dos modais considerando tempo de deslocamento, custo financeiro, consumo energético e emissão de poluentes dos diferentes modos de transporte. O Desafio Intermodal de Sorocaba é realizado pela Urbes desde 2010 demostrando resultados que agora são utilizados como parâmetros comparativos.
Ao todo 36 pessoas estarão empenhadas em vencer este desafio, distribuídas da seguinte forma:
- 4 pedestres idosos
- 4 pedestres que caminham com frequência
- 4 pedestres que caminham eventualmente
- 4 motociclistas
- 4 condutores de carro
- 4 passageiros para táxi
- 4 passageiros para transporte coletivo urbano
- 4 ciclistas eventuais
- 4 ciclistas frequentes