Empresas habilitadas para PPP visitam roteiros previstos para BRT em Sorocaba


13/03/2014


Equipes técnicas das seis empresas habilitadas para apresentação de projetos técnicos, que nortearão a implantação e operação do sistema Bus Rapid Transit (BRT) em Sorocaba, realizaram, nesta quarta-feira (12), uma visita técnica aos roteiros que integrarão os futuros eixos Norte/Sul e Leste/Oeste dessa nova modalidade de transporte coletivo na cidade.

Eles foram acompanhados por técnicos da Urbes – Trânsito e Transporte, responsável pelo Transporte Coletivo na cidade, e do Conselho Gestor de Parcerias Público-Privadas (PPP) da Prefeitura. A implantação do sistema BRT é um compromisso do prefeito Antonio Carlos Pannunzio.

De acordo com o presidente do Conselho Gestor das PPP da Prefeitura de Sorocaba, o secretário de Planejamento e Gestão, Rubens Lara, com o andamento dos estudos por parte das empresas, várias delas já haviam manifestado o interesse em participar de uma visita monitorada, a fim de conhecer in loco diversos detalhes que impactam diretamente nos processos de implantação e operação do BRT.

"As empresas têm até o dia 11 de abril para entregar os projetos descritivos que embasarão os editais de licitação. Com o detalhamento do projeto, torna-se necessário o refinamento de muitas informações relevantes, uma vez que a cidade já conta com um serviço estruturado de transporte coletivo", ponderou Rubens Lara.

O presidente da Urbes, Renato Gianolla, que também acompanhou os técnicos em parte do trajeto, destacou que a visita serve para que eles antevejam inclusive os possíveis impactos de uma obra em determinadas regiões. "Diversas implicações, como possíveis restrições futuras de fluxo, podem ser percebidas antes mesmo do início de uma obra. O mesmo vale para o método construtivo e para redução de seus impactos no desenvolvimento das obras", comentou Renato Gianolla.

Ele disse que o refinamento das informações contribui para o aprimoramento do projeto a ser apresentado, uma vez que eles devem conter propostas estruturais e operacionais para o BRT. "É neste momento que são analisados todos os aspectos que estarão envolvidos no projeto, inclusive os econômico-financeiros que são essenciais para viabilização do BRT", lembrou o presidente da Urbes.

 

Próximos passos

A partir da entrega dos projetos descritivos, em 11 de abril deste ano, a Prefeitura de Sorocaba terá um prazo de 60 dias para analisar, consolidar o projeto final e elaborar a minuta do edital de licitação, que deverá ser levado a audiências públicas para a máxima transparência. Somente após apreciação pública é que será publicado, abrindo oficialmente o processo licitatório que definirá o Parceiro Privado que investirá na implantação e operação do BRT em Sorocaba.

"Estimamos que as etapas compreendidas pela análise dos projetos e início da licitação sejam cumpridas em aproximadamente 120 dias", comenta o presidente do Comitê Gestor de Parcerias Público-Privadas de Sorocaba, Rubens Lara, destacando que "o compromisso do prefeito Pannunzio é colocar o BRT em operação antes do final de seu mandato.", finaliza.

O município já conta com aprovação inicial de financiamento por meio do PAC-2, do Governo Federal, para projetos de Mobilidade Urbana.




CANAL DE ATENDIMENTO

(15) 3519-3100

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda à Sexta das 8h às 17h - Multas das 8h às 16h30

ENDEREÇO

Rua Chile, 401 - Barcelona - CEP 18.025-280 - Sorocaba/SP