Ciclovias de Sorocaba são destaque na Folha de São Paulo
28/04/2014
O jornal Folha de S.Paulo destacou em edição recentemente publicada os 110 Km de ciclovias de Sorocaba, um exemplo no Brasil e América Latina por ser um transporte econômico e que beneficia o meio ambiente e qualidade de vida. Para acessar a matéria completa, clique aqui: http://goo.gl/BqH2hA
Sorocaba possui atualmente 115 quilômetros de rede cicloviária (ciclovias, ciclofaixas e faixas exclusivas compartilhada). Do total, 110 quilômetros são de ciclovias, 3 quilômetros são de ciclofaixas e 2 quilômetros de faixa exclusiva compartilhada com ônibus (Ruas Hermelino Matarazzo e Comendador Oeterer).
O Plano Cicloviário de Sorocaba começou a ser implantado em 2006 e o investimento da cidade em ciclovias está pautado na mobilidade urbana e em garantir a segurança das pessoas que optam pela bicicleta para se deslocarem. É um investimento na qualidade de vida do cidadão, uma vez que torna menor o tempo de transporte entre a residência e o trabalho. A ciclovia também é um espaço de lazer e de atividades físicas, onde o sorocabano pode cuidar da sua saúde.
A implantação, ampliação e fomentação de uso das ciclovias são parte do Programa “Pedala Sorocaba”, que compõe o plano cicloviário criado para incentivar o uso da bicicleta como uma opção modal de transporte, além do uso para o lazer. O Pedala contribui, por meio de ações e eventos de impacto, para a mobilização de ciclistas que são estimulados a praticar os seus deslocamentos com as bicicletas. Um exemplo disso são os passeios ciclísticos de grandes proporções que acontecem 4 vezes ao ano na cidade e reúnem, cada um, cerca de 5 mil ciclistas.
O programa Pedala Sorocaba foi baseado em iniciativas e experiências internacionais (Bogotá e Guadalajara) e surgiu em Sorocaba em 2008. Desde 2009 está sob a coordenação da Urbes, cujo foco voltado para o conceito da mobilidade sustentável vem sendo implementado em suas ações.
Bicicletas por toda parte
Sorocaba é reconhecida como uma cidade que incentiva o uso da bicicleta como modal do transporte. Lançado em maio de 2012, o Programa Integrabike de empréstimos gratuitos de bicicletas públicas conta 19 estações espalhadas na região central da cidade e na zona norte, somando 152 bicicletas disponíveis à população.
A concepção básica do programa de bicicletas públicas parte do incentivo a utilização deste modal de forma a abranger os quesitos de sustentabilidade e da mobilidade urbana. Na concepção do projeto, a sua vinculação ao transporte coletivo permite à utilização das bicicletas como complemento de viagem, que pode ser para o trabalho, lazer, esporte, cultura, etc. Nesse sentido, não há um projeto para incentivar uma única modalidade de uso, e sim, o interesse em estimular que os deslocamentos sejam feitos por esse modal.