Prolongamento da Rua Araçoiaba foi liberado neste domingo
06/07/2015
Reabertura da pista implica em mudança no trajeto de trinta linhas do transporte coletivo desafogando o trânsito na região central da cidade
O prolongamento da Rua Araçoiaba, no Centro de Sorocaba, foi liberado ao trânsito de veículos na madrugada deste domingo (5), a partir das 4h, conforme informações da Secretaria de Mobilidade, Desenvolvimento Urbano e Obras (Semob). O terceiro teste para constatação da regularidade do processo de cura do concreto da pista, realizado na quinta-feira (2), indicou que a via já está apta a receber o impacto de veículos pesados. No início da manhã desta seguna-feira (06) a Urbes – Trânsito e Transportes implantou novamente mudanças no trajeto dos ônibus do transporte coletivo em seu acesso e saída do Terminal Santo Antônio, utilizam a via recém-concretada.
A implantação do prolongamento da Rua Araçoiaba faz parte do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com a Prefeitura de Sorocaba e o Ministério Público. A empreendedora do shopping arcou com os recursos das obras viárias, enquanto a Prefeitura se responsabilizou pelas desapropriações. O local inicialmente recebeu asfalto, que apresentou defeito logo após a abertura ao tráfego, no dia 26 de fevereiro. As obras de reconstrução tiveram início no dia 1º de junho.
No sábado (4), foi analisado o resultado do quarto e último teste de rompimento do concreto, de modo a comprovar a resistência do pavimento. O procedimento foi executado por um laboratório especializado de São Paulo, contratado pelas empresas que construíram a pista.
Ao todo, 150 m³ de concreto foram utilizados na reconstrução do trecho. Após a remoção total do asfalto, uma camada de concreto, que varia de 16 a 18,5 centímetros de espessura, foi utilizada como pavimento da pista, além de 12,8 toneladas de malha de ferro para estruturar o concreto. O novo pavimento terá vida útil de 20 a 30 anos e capacidade para receber alto fluxo de veículos de grande porte.
Sinalização e trânsito
A conclusão dos serviços se deu com a pintura de sinalização de solo. As placas de trânsito e de pontos de parada de ônibus estão instaladas. Ainda na quinta-feira (3) foram colocadas as últimas peças de pisos táteis nas calçadas, complementa o mestre de obras da empresa responsável pelas obras, Assuete da Silva Gonçalves.
A pista no prolongamento da Rua Araçoiaba é de uso exclusivo do transporte público coletivo, bem como para carga e descarga nas docas do shopping. O acesso às docas já está liberado pela rua Dr. Luiz Ferraz Sampaio Jr. e no domingo foram retiradas as faixas de isolamento que estavam na esquina com a rua Comendador Oetterer.
“O serviço ficou muito bem feito. A nova via é um avanço e vai melhorar e desafogar o trânsito do centro, melhorando a qualidade de vida de quem passa por aqui, inclusive de quem chega de ônibus”, acredita o comerciante Renato Ferreira, 55 anos, que tem uma loja e também reside naquela região há 16 anos.
Ônibus
Renato comenta que o esquema montado pela Urbes, com os ônibus que vêm da Rua Comendador Oetterer acessando o Terminal Santo Antônio sem ter de ingressar na Rua Dr. Álvaro Soares – que já funcionou por algumas semanas quando da abertura do prolongamento da Rua Araçoiaba – reduz a demanda de tráfego na região. A mudança busca dar mais fluidez ao trânsito, diminuindo o fluxo de veículos de transporte coletivo da Rua Álvaro Soares.
A Urbes explica que para o transporte coletivo o prolongamento da Rua Araçoiaba é parte do chamado “Ramo C” e será utilizado para entrada e saída dos ônibus que fazem embarque e desembarque de passageiro no Terminal Santo Antônio. Esta rota privilegia e agiliza a operação do transporte coletivo, pois possibilita a redistribuição eficaz dos itinerários de trinta linhas, proporcionando melhorias nas condições do trânsito em vias da região central.
A implantação da operação “Ramo C” também ocorreu no domingo e, com isso, os ônibus que vêm ao centro pela rua Comendador Oetterer viram à direita antes de chegar à rua Álvaro Soares para chegar ao terminal Santo Antônio.
Já os coletivos que saem com destino à Zona Norte e que efetuam atualmente seus itinerários pelas Ruas Padre Luiz e Moacir Figueira, em direção à Rua Hermelino Matarazzo, voltam a utilizar a Rua Araçoiaba até a Rua Dom Antonio Alvarenga, acessando a Rua Hermelino Matarazzo e o Viaduto Jânio Quadros em direção à Zona Norte.
Ao longo do “Ramo C”, a Urbes instalou vinte placas de regulamentação e 330 metros de sinalização de solo. Também foram implantados dois conjuntos semafóricos, sendo um no cruzamento da Rua Comendador Oetterer com a Rua Araçoiaba, e outro no cruzamento da Rua Dom Antônio Alvarenga com a Rua Araçoiaba.
Confira a relação das 30 linhas que utilizam o Ramo “C”:
02 – Brasilândia
05 – Vila Carvalho / Vila Fiore (somente itinerário via R. Hermelino Matarazzo)
14 – Santa Rosália
19 – Progresso
20 – Carol
21 – Lopes de Oliveira
23 – Industrial/Dois Corações
26 – Ipanema/Bom Jesus
28 – Mineirão
36 – Porcel
38 – Aparecidinha/Éden
39 – Aldeia dos Laranjais
39/1 – Santa Esmeralda
42 – Laranjeiras
45 – Retiro São João
46 – Paineiras
48 – Aparecidinha/Castelinho (exceto via D. Aguirre)
54 – Paes de Linhares
57 – Guaíba
59 – Maria Eugênia
61 – Iporanga
62 – São Bento
62/1 – São Bento II
64/2 – Paço Municipal/Vila Santana
64/3 – Paço Municipal/Gal Osório
64/4 – Paço Municipal/Maria Eugênia
69 – Caguaçu
70 – Nova Sorocaba/Novo Horizonte
76 – São Guilherme
79 – Policlínica