Trecho da Alameda Batatais recebe asfalto e haverá mudanças no trânsito de veículos
06/08/2015
A previsão é que obras na marginal direita do rio Sorocaba, na região da ponte Pinga-Pinga, sejam concluídas até o fim de Agosto
A Secretaria de Mobilidade, Desenvolvimento Urbano e Obras (Semob) faz a aplicação da camada asfáltica definitiva no trecho da Alameda Batatais, na margem direita do rio Sorocaba. A intervenção marca a etapa final de obras e contempla o trecho entre a ponte do Pinga-Pinga e o Centro de Referência em Educação (CRE), no Jardim Saira. A previsão de entrega da obra está mantida e ocorrerá até o final de agosto. Para que os trabalhos prossigam, a Urbes – Trânsito e Transportes promoverá mudanças no trânsito na região da Alameda Batatais a partir da manhã desta segunda-feira (10).
A camada asfáltica tem cinco centímetros de espessura e é o último passo da construção da pista. “Isso aqui está ficando uma maravilha. Quando liberar tudo, com certeza, vai melhorar e muito o trânsito de veículos por aqui, que costuma ser complicado no início da manhã e no final da tarde”, aponta o motorista Valdemar Pereira de Mello, 51 anos, que mora no Jardim Ipiranga e diariamente passa pela Alameda Batatais rumo ao trabalho, no Jardim Saira.
No local, ainda resta finalizar a construção do sistema de drenagem, com a instalação de mais bocas de lobo, fazer o canteiro central, readequar o trajeto da ciclovia e recapear a pista antiga da Alameda Batatais, que atualmente é utilizada para trânsito de veículos, explica José Mendes Neto, engenheiro da Semob. “Para que possamos concluir a obra, a mudança de tráfego é necessária a partir de segunda-feira”, acrescenta.
Trânsito
No início da próxima semana, os motoristas que saírem da avenida Dom Aguirre, acessando a Ponte Pinga-Pinga, sentido Prefeitura de Sorocaba, vão transitar pelo trecho novo da Alameda Batatais. Quem vier do mesmo local, mas rumo ao bairro Jardim Iguatemi ou à avenida Quinze de Agosto, deverá seguir normalmente pelo trecho já conhecido. Para quem transitar pelo sentido contrário, da Prefeitura rumo à av. Dom Aguirre, não haverá mudança, pois continuará utilizando a mesma pista da Alameda Batatais. A diferença é que, neste último caso, apenas meia pista estará liberada.
Segundo Mendes Neto, a interdição de meia pista é necessária para que as equipes de obras atuem nesse ponto. “Vamos fazer o serviço em uma faixa de rolamento, com instalação de canteiros, guias e recape, depois faremos o mesmo serviço na outra faixa.” A Urbes avisa que o local será sinalizado com placas para orientar os motoristas. Além disso, agentes de trânsito estarão no local nos primeiros dias de alteração da via. Os técnicos da Urbes também pedem aos condutores que redobrem a atenção para a nova forma de circulação na via.
Tanto a Semob quanto a Urbes ainda confirmam a instalação de um conjunto semafórico para disciplinar o trânsito na Alameda Batatais, na altura da ponte Pinga-Pinga. Em relação à ciclovia, ela interligará as avenidas Prof. Joaquim Silva e Quinze de Agosto, cruzando as ruas Arthur Caldini e Alameda Batatais, onde seguirá pelo canteiro central, atravessando a Rua São Bernardo de Campo até chegar à Av. Quinze de Agosto, com passagem ainda sobre a ponte Fernando de Luca.
Já o asfaltamento da Alameda Batatais entre as pontes Pinga-Pinga e Fernando de Luca acontecerá num segundo momento. O local já recebeu o binder, que é uma camada mais grossa de massa asfáltica que completa a base do solo antes da pavimentação definitiva. “Nesse ponto, a camada asfáltica será aplicada no mesmo momento em que ocorrer o recape do trecho antigo sob a ponte da Castelinho (Rodovia José Ermírio de Moraes – SP-75)”, adianta Mendes Neto.
Mobilidade Total
As obras, orçadas em aproximadamente R$ 3 milhões, estão a cargo da empresa Júlio & Júlio – vencedora da licitação - e ocorrem num trecho de, ao todo, seiscentos metros de extensão. A melhoria faz parte do programa Mobilidade Total, um conjunto de obras que abrange a abertura de novos complexos viários em Sorocaba, implantação de ruas e avenidas, construção de pontes e viadutos, além de pavimentações e recapeamentos.
Morador do Jardim Saira há três anos, o técnico em telecomunicações Vicente Barbosa, 60 anos, está de férias e aproveitou para acompanhar a movimentação de máquinas usadas no asfaltamento da Alameda Batatais, nesta quinta-feira (6). “Aqui precisa mesmo de uma obra desse porte. É muito veículo que passa por aqui e o trabalho que está sendo feito é excelente. O melhor é que está quase tudo pronto.”
As intervenções servirão para criar uma alternativa de ligação entre as regiões da Avenida Dom Aguirre e o Alto da Boa Vista, por meio da implantação de um sistema binário entre as avenidas Quinze de Agosto e Professor Joaquim Silva, passando pela Alameda Batatais. Concluída a obra, essa via tende, inclusive, a receber parte do tráfego de regiões da Vila Progresso e Jardim Iguatemi.