Meio ambiente e mobilidade: Sorocabanos já podem utilizar táxis híbridos e adaptados para cadeirantes


21/08/2015


 

A Prefeitura de Sorocaba, através da Urbes – Trânsito e Transportes, apresentou nesta sexta-feira (21) parte da nova frota de táxis para a cidade, que passa a contar, pela primeira vez na história, com veículos híbridos elétricos para atender os passageiros. Trata-se da segunda frota de táxis desse tipo no País, apontando Sorocaba como uma cidade novamente pioneira em buscar sustentabilidade. Também foram apresentados os táxis adaptados para cadeirantes, que passam a suprir uma demanda presente das pessoas com mobilidade reduzida. A tarifa cobrada pelo serviço é a mesma do táxi comum. A apresentação de 21 veículos, que fazem parte da nova frota composta por 51 carros, foi feita pelo prefeito Antonio Carlos Pannunzio. 

Do total de novos veículos que integram a frota de táxis, nove são híbridos elétricos e seis adaptados para cadeirantes. Com esta implementação na frota, os pontos de táxis foram ampliados, passando de 45 para 56 locais. Sorocaba possui atualmente uma frota de 333 táxis disponíveis à população. 

Os novos táxis foram incluídos à frota no primeiro trimestre deste ano através de edital de chamamento aberto à população interessada. Houve o sorteio das vagas para pessoas físicas e jurídicas. Todo o procedimento para o sorteio das vagas, tanto para pessoa física quanto para pessoa jurídica, aconteceu de forma transparente e eficiente. 

“Sorocaba está na vanguarda e segue a frente, reafirmando princípios de quem se preocupa com a sustentabilidade, com as questões ambientais e com a inclusão do cidadão. Isso é um sinal de civilidade. Os veículos adaptados, em especial, atendem a todo o tipo de necessidade, o que nos deixa muito satisfeitos”, exaltou o prefeito.

 

Novidades em circulação

Os veículos adaptados chegam para atender pessoas portadoras de deficiência (PPDs) ou com mobilidade reduzida,  facilitando o acesso a todos os lugares, já que é um serviço que amplia as possibilidades das pessoas portadoras de deficiência. “É um importante avanço que dá condição de mobilidade total, sem nenhuma discriminação, inclusive de preço”, frisa o engenheiro Renato Gianolla, diretor presidente da Urbes. Os táxis adaptados têm seus pontos próximos a áreas hospitalares. 

Já os veículos elétricos são uma novidade, pois esta é a primeira vez que Sorocaba conta com táxis desse tipo. Os novos táxis elétricos podem diminuir em até 44% a emissão de gases efeito estufa, apontando para um futuro melhor e mais adequado ambientalmente.  “Observa-se o grande potencial de controle de emissão de GEE a médio e longo prazo em Sorocaba, contribuindo significativamente para minimizar a nossa contribuição nos impactos negativos das mudanças climáticas no planeta. A ”, explica o secretário de Meio Ambiente.

 

APP Info Táxi

Com a entrada dos novos táxis em circulação, o aplicativo Info Táxi para Android e IO’s ganhou uma atualização em que os veículos adaptados para cadeirantes e os híbridos ganharam mais destaque na ferramenta, como forma de incentivar o uso desses serviços. 

 

 

Taxis híbridos e meio ambiente

De acordo com o Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) de Sorocaba, divulgado em 2014, o setor de transporte é o maior responsável pela emissão de GEE em Sorocaba, contribuindo com 52,9% do total de emissões da cidade, e se explica pela utilização de combustíveis oriundos de fontes não renováveis, como é o caso da gasolina e óleo diesel que abastece boa parcela dos veículos que circulam pela cidade. Dessa forma, “a existência de táxis híbridos está em consonância com as diretrizes de Sorocaba para o desenvolvimento urbano de baixo carbono, pois, essa tecnologia viabiliza a redução do consumo de combustível e consequentemente a emissão de GEE”, informa Clébson Ribeiro. 

 

Discussões sobre baixo carbono

O desenvolvimento urbano de baixo carbono tem sido foco nas discussões em Sorocaba, que foi um dos municípios selecionados para participar do Projeto Urban LEDS. “Criado pela ONU-Habitat e a Comissão Europeia, tendo o Iclei – Governos Locais pela Sustentabilidade  como principal  implementador, o Urban Leds objetiva programar ações que ajudem a diminuir a produção de gases causadores do efeito estufa em áreas urbanas do município, com destaque aos emitidos para a produção e consumo de energia, transporte e construções de infraestruturas urbanas, levando em consideração a redução da pobreza e a inclusão social.  O Urban Leds está dando apoio técnico e financeiro para os municípios”, complementa Sara Amorin, diretora de Gestão Ambiental da SEMA). 

Para avançar essa discussão na cidade, foi elaborado de forma participativa o projeto de lei que institui a Política Municipal sobre Mudanças Climáticas - PMMC, e no momento aguarda votação na Câmara de Vereadores. A PMMC tem por objetivo assegurar a contribuição do Município no cumprimento dos propósitos da Convenção Quadro das Nações Unidas Sobre Mudança do Clima. Entre os destaques da Política, está a definição de estratégias de adaptação e mitigação nas áreas de transportes, bem como energia. 

Participaram do evento de apresentação dos táxis o presidente da  Câmara Municipal, vereador Gervino Cláudio Gonçalves, o Cláudio Sorocaba I, a vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Social, Edith de Giorgi, o vereador José Francisco Martinez, o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Rodrigo Maldonado, o gerente de assuntos governamentais da Toyota do Brasil, Roberto Braun, o diretor da Toyota, Carlos Shigueo Nishikawa, o presidente da RS Rádio Taxi, Carlos Roberto Soares e o presidente do Sindicato dos Taxistas, Antonio Rodrigues da Silva. 




CANAL DE ATENDIMENTO

(15) 3519-3100

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda à Sexta das 8h às 17h - Multas das 8h às 16h30

ENDEREÇO

Rua Chile, 401 - Barcelona - CEP 18.025-280 - Sorocaba/SP