5ª edição do "Desafio Intermodal" irá propor reflexão sobre meio de transporte mais eficiente na cidade
21/11/2016
Atividade acontecerá na próxima segunda-feira, dia 28, a partir das 17h
Qual é o modal mais eficiente para os deslocamentos na cidade? Esta é a reflexão que propõe o Desafio Intermodal, evento que será realizado na próxima segunda-feira, dia 28, a partir das 17h, com saídas de quatro pontos da cidade e chegada no Parque “Carlos Alberto de Souza”, no Campolim. A atividade propõe uma reflexão à sociedade quanto à mobilidade urbana e é realizada pela Prefeitura de Sorocaba, através da Urbes – Trânsito e Transportes
O evento não é uma competição. Serve como pesquisa para avaliar o desempenho dos seis tipos de modalidades de deslocamento (a pé, bicicleta, motocicleta, automóvel, taxi e transporte coletivo), que sairão de quatro pontos da cidade para medir qual deles consegue se deslocar com mais eficiência na cidade e chegar à Praça do Campolim, na Zona Sul, ponto de encontro final desta ação.
Os locais de saída serão: Ginásio de Esportes Dr. Gualberto Moreira, Praça Carlos de Campos, Praça São José e Largo do Divino. Cada saída possui trajeto com 3,5 km de extensão.
A proposta do desafio, como ocorre em várias cidades do mundo, é despertar nas pessoas o interesse por outros meios de transporte que não sejam os motorizados individuais. Neste desafio é comparada a eficiência dos modais considerando tempo de deslocamento, custo financeiro, consumo energético e emissão de poluentes dos diferentes modos de transporte. Esta é a quarta edição do Desafio Intermodal realizado pela Urbes demostrando resultados que agora são utilizados como parâmetros comparativos.
Ao todo 36 pessoas estarão empenhadas em vencer este desafio, distribuídas da seguinte forma:
• 4 pedestres idosos
• 4 pedestres que caminham com frequência
• 4 pedestres que caminham eventualmente
• 4 motociclistas
• 4 condutores de carro
• 4 passageiros para táxi
• 4 passageiros para transporte coletivo urbano
• 4 ciclistas eventuais
• 4 ciclistas frequentes
Resultados de 2015:
No ano passado, o primeiro voluntário a chegar ao ponto de encontro final do desafio, a Praça Cel. Fernando Prestes, estava de bicicleta, na categoria “ciclista eventual”. Ele fez o percurso entre a Praça do Tropeiro (Zona Leste) até a praça central em 7’45’’.
O segundo participante a chegar ao ponto de encontro foi um motociclista que saiu da Zona Sul (Parque do Campolim) em 8’57”.
O terceiro a chegar foi um ciclista frequente que em 9’08” cumpriu o trajeto partindo da Zona Leste.
Modais por tempo de chegada:
• A primeira bicicleta chegou ao ponto de encontro em 7’45”, com saída da Zona Leste (Praça do Tropeiro)
• A primeira motocicleta chegou ao ponto de encontro em 8’57”, com saída da Zona Sul (Parque do Campolim)
• O primeiro automóvel chegou ao ponto de encontro em 12’36”, com saída da Zona Sul (Parque do Campolim).
• O primeiro táxi chegou ao ponto de encontro em 14’22”, com saída da Zona Leste (Praça do Tropeiro).
• O primeiro pedestre chegou ao ponto de encontro em 16’02”, com saída da Zona Leste (Praça do Tropeiro).
• O primeiro usuário do transporte coletivo chegou ao ponto de encontro em 16’29”, com saída da Zona Norte (Praça da Bíblia).
O tempo computado foi do deslocamento completo do meio de transporte, incluindo o tempo utilizado para o estacionamento, no caso da motocicleta e do automóvel, por exemplo. Nos deslocamentos foram respeitadas todas as regras de trânsito previstas no Código de Trânsito Brasileiro – CTB.