Jovens da Pastoral do Menor participaram do Projeto "Party Brasil: Na direção da vida"
12/12/2016
Jovens que participam da Pastoral do Menor da Igreja do Divino Espírito Santo, na Zona Oeste de Sorocaba, participaram nesta segunda-feira (12) do projeto “Party Brasil: Na direção da vida”, realizado pela Prefeitura de Sorocaba através da Urbes –Trânsito e Transportes. Foram proferidas palestras nas dependências da Pontifícia Universidade Católica (PUC) a fim de alertar os jovens sobre o perigo da ingestão de bebidas alcoólicas relacionada à direção de veículos e motocicletas.
Posteriormente, os jovens foram direcionados para uma visita ao setor de trauma do Hospital Regional, com apoio da Liga do Trauma da PUC e da Faculdade de Medicina, onde puderam ver quem são as vítimas de acidentes de trânsito. Durante a visita ao hospital, os jovens puderam fazer perguntas e ouvir relatos das próprias vítimas de acidentes de trânsito. Depois da visita ao hospital, os adolescentes ainda puderam ouvir o testemunho do cadeirante Emérson Cannãs, voluntário do projeto Party Brasil, que sofreu um acidente de motocicleta e ficou paraplégico.
A jovem Ana Carolina da Costa, 17 anos, que participou da atividade educativa disse que o impacto de ouvir e poder ver uma vítima que sofreu em um acidente de trânsito é maior. “Gostei bastante de tudo, sempre tive e soube que a falta de cuidados no trânsito, e ainda conduzir o veículo alcoolizado pode trazer danos irreversíveis, principalmente pelos jovens inexperientes. A oportunidade de poder conhecer a história de uma vítima de acidente de trânsito foi muito marcante. Poder presenciar de perto me deixou mais próxima da realidade. Depois de hoje, serei uma condutora que dirige mais consciente”, comentou.
Para Daniel Martins Reche, de 18 anos, a negligência de muitos no trânsito está relacionada à necessidade de estar incluído em um grupo de amigos “Muitos vão pelo os que os outros são ou fazem para terem amigos, já que os que não consomem bebidas, geralmente, são motivo de piada e não costumam ter amigos. Eles preferem beber e passar uma imagem de uma pessoa “legal” mesmo que precisem dirigir um automóvel depois de ingerir álcool”, opinou.
Sobre o Party Brasil
O Projeto Party Brasil teve início em 2015 e já orientou mais de 200 adolescentes de Sorocaba. O Party Brasil - Prevenção do Risco de Trauma Relacionado ao uso de Álcool na Juventude, foi iniciado no Centro de Ciências da Saúde de Sunnybrook – Canadá, em janeiro de 1986. O Programa foi moldado e desenvolvido primeiramente por membros da equipe de trauma do Hospital de Sunnybrook, onde o índice de acidentes de adolescentes mortos ou gravemente feridos em eventos traumáticos de trânsito era alto.
São parceiros dessa ação as secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes) e da Educação (Sedu), a empresa Viação Cometa, a Liga do Trauma da Pontifícia Universidade Católica (PUC), a Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (Sbait), o Hospital Regional de Sorocaba, além dos palestrantes da Concessionária CCR Viaoeste, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o Corpo de Bombeiros, e a Polícia Militar.