Volta às Aulas - Urbes orienta condutores a utilizarem percursos alternativos nos primeiros dias do ano letivo
26/01/2017
Nos primeiros dias de volta às aulas é comum que a cidade tenha mais veículos circulando e, consequentemente, mais lentidão nas principais vias nos horários de entrada e saída dos estudantes. A fim de orientar os motoristas a evitarem os trechos mais cheios durante esses dias, a Urbes listou algumas rotas alternativas que podem ser consultadas em: https://www.urbes.com.br/percursos-alternativos.
De acordo com estudos feitos pela Urbes, durante o período de aulas há um aumento de até 20% na quantidade de veículos trafegando pela cidade. E Sorocaba conta hoje com uma frota de mais de 454 mil veículos.
Além das ações da comunidade voltadas para a “carona compartilhada” e o uso do transporte escolar, a principal recomendação da empresa pública é que, na medida do possível, os condutores evitem os corredores arteriais e os trechos em que há grandes instituições de ensino, optando por trajetos mais tranquilos e rápidos. "Recomendamos aos condutores para optarem por caminhos que desviem das principais vias arteriais e ainda, para que fiquem mais atentos nesse período de volta às aulas, já que o fluxo de veículos circulando nos horários de pico, que vai das 6h às 8h, das 11h às 14h e das 17h e 19h, de segunda a sexta-feira, aumenta consideravelmente”, explica Wilson Unterkircher Filho, diretor presidente da Urbes.
Outros percursos
Sorocaba possui ainda outras rotas alternativas sinalizadas, que podem ser utilizadas como opção nos horários de pico:
· Os condutores que seguem pela Avenida General Carneiro para a Zona Norte podem utilizar o Corredor Mário Covas (via Rua Humberto de Campos) como alternativa.
· Já a opção para quem deseja seguir da Avenida General Carneiro para a Zona Sul é utilizar as Ruas Lituânia ou Celidônio do Monte como opções.
· Para quem segue da Zona Oeste para o Centro pode utilizar a Rua Belarmino Moraes de Arruda como trajeto alternativo.
Operação de trânsito
Nos primeiros dias de “Volta às Aulas”, a Urbes adota um esquema especial de trânsito com os amarelinhos em operação nas proximidades das escolas. Os agentes estarão preparados para coibir toda irregularidade de trânsito cometida nas portas de escola, priorizando as instituições de ensino localizadas em pontos estratégicos do sistema viário e que geram grande número de veículos nos horários de entrada e saída das aulas.
Também receberão atenção especial dos agentes todas as regiões em que há um aumento significativo da demanda veicular, entre elas, os principais corredores viários como as avenidas Ipanema, Itavuvu, General Carneiro, General Osório e Antonio Carlos Comitre, estendendo-se em alguns casos pontuais para o monitoramento em praças como a Nove de Julho e da Bandeira.
Central Semafórica: a participação da Central Semafórica instalada no Centro de Controle Operacional (CCO) da Urbes é parte fundamental nessa operação, promovendo os ajustes dos semáforos nos principais corredores de destino aos estabelecimentos de ensino. Com o monitoramento da demanda veicular, por meio do Sistema de Câmeras, a Urbes promove os ajustes necessários nos tempos dos semáforos, contribuindo assim para aumentar a fluidez.
Vídeo-Monitoramento: o sistema composto por 67 câmeras de monitoramento de trânsito permite o monitoramento das principais ruas e avenidas da cidade, interagindo diretamente com os agentes de trânsito de forma a facilitar a identificação e remoção de interferências e até mesmo o ajuste fino dos tempos semafóricos.