Urbes já removeu 14 veículos abandonados nas vias de Sorocaba
17/02/2017
Ter um veículo abandonado próximo à residência é um transtorno para qualquer pessoa e uma preocupação também para o poder público. Em Sorocaba, desde a última segunda-feira (dia 13), a Prefeitura, por meio da Urbes – Trânsito e Transportes, intensificou a remoção de veículos abandonados nas vias da cidade. Somente nesta primeira semana, até às 12h desta sexta-feira (dia 17), foram recolhidos 14 carros e carcaças de veículos abandonados.
Esta ação municipal é extremamente importante, pois a retirada dos veículos abandonados previne que focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, da zika e da chikungunya, se alastrem na cidade e ainda impede que tais veículos sejam utilizados como esconderijos de drogas, por exemplo. Para a realização deste trabalho existe a lei municipal nº 10.731, de 26 de fevereiro de 2014, que dispõe sobre a retirada de veículos abandonados em vias públicas.
A aposentada Lúcia (nome fictício), moradora do Jardim Faculdade, possui um imóvel no bairro Júlio de Mesquita Filho, na Zona Oeste de Sorocaba, e teve grandes problemas com a sua última locatária, que saiu há cerca de 20 dias da residência. Um deles foi o abandono da carcaça de um Santana por mais de um ano em frente à sua casa. Segundo a locatária, o veículo era de seu genro e ele retornaria para pegá-lo, mas isso nunca ocorreu.
Para a munícipe, além de desvalorizar não apenas o seu imóvel, mas todos do entorno, um veículo abandonado na rua pode ser um possível foco do Aedes aegypti. “Já tivemos casos de dengue aqui, lembro disso quando eu morava aqui há uns dois anos. A Prefeitura veio em nossas casas para dedetizar”, contou preocupada.
Lúcia alega não ser a responsável pela denúncia. “Talvez seja algum vizinho aqui da rua, mas acho que até demoraram para fazer isso. Este trabalho da Prefeitura é muito importante para a população, estou achando maravilhoso”, declarou.
Como é feito o trabalho
Os agentes de trânsito da Urbes vão até o local verificar a denúncia, tentam localizar o proprietário para a remoção do veículo. Caso o proprietário não seja localizado, o veículo então é guinchado. A operação está sendo feita através de uma empresa de guincho contratada por meio de licitação e especializada na prestação de serviços de depósito (guarda), operação e gestão de pátios, com estrutura de transporte (guinchos) para remoção e recolha de veículos automotores apreendidos por infração de trânsito e/ou abandonados nas vias e logradouros públicos.
Quando o carro é guinchado, é necessário regularizar a documentação, pagar multas e impostos atrasados, além da taxa de guincho e diária do pátio para a sua retirada. Após 90 dias, caso não seja retirado do pátio, o veículo será encaminhado a leilão municipal. O valor arrecadado será utilizado nas despesas de guincho e da guarda do veículo e, se houver excedente, será recolhido aos cofres públicos municipais.
Como denunciar
Qualquer cidadão pode ajudar neste trabalho do Governo Municipal e denunciar pelos telefones 156 e 118 ou pela Central de Atendimento da Prefeitura de Sorocaba (http://www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento/) e o “Fale Conosco”, disponível no site da Urbes: www.urbes.com.br.