Paralisação dos ônibus prejudicou usuários do transporte coletivo
15/03/2017
Devido à paralisação do Sistema de Transporte Coletivo Urbano, a Urbes – Trânsito e Transportes informa que na manhã desta quarta-feira (15) cerca de 30% da frota circulou em Sorocaba, o que representou aproximadamente 130 ônibus (incluindo o transporte especial) de um total de 401 veículos, prejudicando os usuários do Sistema.
Segundo o sindicato da categoria, responsável pela paralisação, os ônibus retornariam a circular normalmente às 8h, porém isso não ocorreu, já que eles realizaram assembleias nas principais empresas de transporte após este horário. Os ônibus saíram das garagens apenas a partir das 11h07 e, às 12h20, 100% da frota estava nas ruas da cidade.
A Urbes registrou ao longo da manhã um grande número de pessoas aguardando ônibus no Terminal Santo Antônio e no Terminal São Paulo. Somente por volta de 12h, após o retorno da circulação dos ônibus, é que o movimento nestes espaços foi normalizado.
Ainda nesta quarta-feira, entre 13h30 e 13h50, houve um protesto de merendeiras das escolas estaduais no Terminal Santo Antônio. O grupo interditou o Ramo A, o que obrigou a Urbes a desviar a saída de algumas linhas de ônibus pela Avenida Afonso Vergueiro durante este período.
Trânsito
Com relação ao trânsito, a Urbes registrou transtorno apenas durante a manifestação de estudantes, que iniciaram um protesto na Avenida Itavuvu por volta de 8h e seguiram até a Praça da Bandeira, na região central da cidade. Agentes de trânsito acompanharam todo o trajeto e interditaram as ruas para a passagem dos manifestantes, o que acarretou lentidão nestas vias.
A Urbes salienta que continuará mantendo esquema de trânsito, com agentes de trânsito posicionados em pontos estratégicos de tráfego para minimizar os efeitos da paralisação também no início da noite desta quarta-feira, já que alguns trabalhadores que se utilizam do transporte coletivo tiveram que se locomover de carro e isso deve refletir no trânsito no final da tarde. A central semafórica está operando em esquema diferenciado para dar fluidez às vias arteriais e os agentes que trabalham no CCO Trânsito (Centro de Controle Operacional) também estão auxiliando no monitoramento do trânsito através das câmeras instaladas na cidade.