Projeto orientará jovens sobre risco de ingerir álcool e dirigir
06/04/2017
Em torno de 180 jovens de Sorocaba, que estão prestes a obter a tão esperada Carteira Nacional de Habilitação (CNH), vão passar por uma experiência que vai fazê-los refletir sobre uma das maiores causas de acidentes de trânsito no Brasil: a ingestão de bebida alcóolica associada à direção de veículos. Essa oportunidade será oferecida pela Prefeitura de Sorocaba na 3ª edição do Projeto “Party Brasil: Na Direção da Vida”, que tem início na segunda-feira (10), das 8h às 11h. Os primeiros a serem contemplados serão cerca de 20 alunos da E.E. “Profª. Rosemary de Mello Moreira Pereira”, que vão participar das atividades na Pontifícia Universidade Católica (PUC) e no Hospital Regional.
Coordenada pela Urbes – Trânsito e Transportes, por meio do Setor de Educação para o Trânsito, o intuito do projeto é promover a conscientização dos jovens quanto à importância da não ingestão de bebida alcoólica ao dirigir, proporcionando a eles informações suficientes para suas reflexões pessoais e busca por melhores hábitos de vida. A iniciativa conta com a parceria do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), PUC, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Centro de Reabilitação da Secretaria Municipal de Saúde, Concessionária CCR Viaoeste, Aviação Cometa, Mc Donald’s, entre outras instituições.
“Party Brasil: Na Direção da Vida” será realizado de abril a novembro deste ano, uma vez por mês, cada vez com uma instituição escolar pública ou particular. A ideia é convencer os jovens, através de diversas estratégias, a se comportarem de maneira apropriada ao dirigir um veículo automotor, com segurança, eficiência e comodidade. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a ingestão excessiva de álcool é a terceira causa de morte no mundo. De acordo com o Ministério da Saúde, 11% da população bebem abusivamente e 35% dos acidentes são consequências de embriaguez ao volante.
Para isso, em cada ação mensal, adolescentes de diferentes escolas vão ter a oportunidade de conferir palestras rápidas com especialistas da área de trânsito, da saúde e de segurança pública, participar de uma visita guiada por profissionais de saúde ao salão de emergência, à unidade de terapia intensiva e à ala de internação de trauma do CHS e ainda conversar com vítimas de acidente de trânsito.
Após a capacitação desses jovens, haverá o compromisso por parte da instituição em fazer com que os mesmos elaborem projetos e trabalhos dentro da própria escola para repassar o que aprenderam aos demais, de forma, que os mesmos atuem como agentes multiplicadores, seja com palestras, gincanas, teatro, exposição, entre outras.
As instituições de ensino interessadas em participar do projeto podem entrar em contato com o Setor de Educação para o Trânsito, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone (15) 3331.5000, ou ainda através do Fale Conosco da Urbes: www.urbes.com.br.