Programa "Faixa Viva" realiza ações educativas de quinta a sábado
07/06/2017
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transportes, realiza de quinta a sábado (8 a 10) ações educativas do Programa de Trânsito “Faixa Viva”. As atividades visam conscientizar a população sobre o respeito à faixa de pedestres.
Lançado em maio deste ano, o programa tem como objetivo educar as pessoas para que adotem novas posturas no trânsito e o pedestre seja priorizado em sua travessia, garantindo a sua segurança e evitando atropelamento nas vias da cidade. De acordo com o Setor de Estatística da Urbes, em 2017, de janeiro a março, foram 56 atropelamentos, com 63 vítimas, sendo 4 fatais.
A ideia do Governo Municipal é fazer com que o condutor respeite todos os tipos de faixa de pedestre existentes em Sorocaba e ainda expandir o programa para toda a cidade. Para isso, serão realizadas ações coordenadas e permanentes entre os setores de Engenharia de Tráfego, Educação para o Trânsito e Fiscalização do Trânsito.
Nesta quinta-feira, das 13h às 14h30, a equipe de Educação para o Trânsito da Urbes vai abordar motoristas na faixa de pedestre da rua Padre Luís, no Centro, bem próximo ao Mercado Municipal. Além de distribuir um material informativo do programa, os educadores vão falar sobre a importância do respeito a todas as faixas de segurança das vias, dando prioridade ao pedestre.
Na sexta-feira, das 9h às 10h, haverá a mesma abordagem com os motoristas, mas desta vez será na faixa de pedestre da Praça Dr. Ferreira Braga, no Centro.
Também na sexta-feira, das 15h às 19h, um grupo de mímicos vai atuar na faixa da rua Souza Pereira, na altura do número 166, no Centro. De forma lúdica, os arte-educadores vão conscientizar a população sobre a importância de se utilizar a faixa de segurança para a travessia. Sem pronunciar uma só palavra, eles direcionam pedestres para a faixa, ensiná-los a fazer o sinal com a mão e agradecer os motoristas que esperarem os pedestres atravessarem. Um material informativo também será entregue às pessoas.
Para finalizar a programação desta semana, no sábado, das 9h às 12h, os mímicos vão promover a mesma atividade na rua Monsenhor João Soares, 334, em frente à Praça Dr. Ferreira Braga, no Centro.
Como deve ser
O pedestre deve obedecer à sinalização de trânsito específica e somente andar na faixa própria. No semáforo, ele deve esperar até que o sinal feche para os carros. Para a travessia em faixa sem semáforo, o pedestre, ainda na calçada, deve estender o braço com a palma da mão, e só atravessar quando os carros pararem. Já os motoristas devem reduzir a velocidade do veículo ao avistarem uma faixa de pedestre e, quando houver um pedestre indicando querer atravessar, parar o veículo para que ele atravesse com tranquilidade e segurança.
Fiscalização será intensificada a partir de 1 de julho
Os agentes de trânsito da Urbes vão intensificar a fiscalização a partir do dia 1 de julho deste ano. O artigo 70 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) assegura aos pedestres que estiverem atravessando a via sobre as faixas delimitadas para esse fim a prioridade de passagem, exceto nos locais com sinalização semafórica.
O pedestre é o elemento mais frágil de todos os que compõem a mobilidade urbana, merece o respeito dos outros modais e deve preservar sempre sua própria segurança atravessando sempre que possível na faixa de pedestres.
Segundo o artigo 214 do CTB, deixar de dar preferência de passagem a pedestre e a veículo não motorizado é infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Já parar sobre faixa destinada a pedestres, a infração é leve, com multa de R$ 88,38 e 3 pontos na CNH. A ação de fiscalização será realizada diariamente dentro da rotina de trabalho dos “amarelinhos”.