Ônibus ficam parados nos pontos finais e prejudicam a população
28/06/2017
Nesta quarta-feira (28) foram registradas mais práticas envolvendo a greve do Transporte Coletivo em Sorocaba. Uma delas foi denunciada por volta das 18h com cerca de 25 ônibus estacionados em comboio no ponto final da avenida Adolfo Massaglia, deixando a população sem transporte. Equipes integradas da Urbes – Trânsito e Transportes, Guarda Civil Municipal (GCM) e da Polícia Militar foram encaminhadas ao local.
Esta denúncia também foi registrada à tarde por um cidadão indignado ao ver, segundo ele, 11 ônibus estacionados em comboio por cerca de 1 hora no mesmo local. As empresas concessionárias Consor e STU vão registrar boletim de ocorrência.
A fiscalização está ocorrendo durante todo o dia nos pontos finais dos ônibus para não permitir que estes veículos permaneçam por longos períodos nestes locais de forma premeditada. Esta situação vem sendo registradas em outros locais e tudo será comunicado ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT).
Além disso, na tarde desta quarta-feira, dois boletins de ocorrência foram registrados no 3º DP por práticas de “catraca livre”, ocorridas no dia anterior. Uma delas ocorreu num ônibus da linha 81 – Carandá, às 6h24. A outra ocorreu num veículo da linha 62 – Parque São Bento um pouco depois, às 7h50. As duas ocorrências foram flagradas por fiscais e também por câmera de monitoramento interno dos ônibus.
Quinto dia de greve
Devido à paralisação, 46 das 106 linhas não estão circulando em Sorocaba nesta quarta-feira. Com isso, milhares de sorocabanos estão sendo afetados. O sindicato novamente não cumpriu a decisão do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), que determina que 70% da frota de ônibus de cada empresa concessionária (Consor e STU) opere em horários de pico (das 6h às 9h e das 17h às 20h) e 50% nos demais horários.
A Urbes lamenta esse tipo de manifestação, que prejudica o deslocamento da população, e informa que está trabalhando para diminuir as consequências para os usuários do sistema. O Terminal Santo Antônio (TSA) e o Terminal São Paulo (TSP) estão abertos, com uma quantidade mínima de ônibus e com longos intervalos de espera.
Na tarde desta quarta-feira, às 17h20, a STU estava com 124 ônibus de sua frota em operação, ou seja, 68%. Já a Consor, neste mesmo horário, estava com 126 veículos atendendo o usuário, o que equivale a 71%. Com isso, o Sindicato não cumpre com a liminar na STU durante o horário de pico. No total, o sistema registrou 250 ônibus em circulação (70%). O Transporte Especial funciona com 100% da frota.
Já pela manhã, às 6h30, a STU tinha 104 ônibus de sua frota em operação, ou seja, 57%. Já a Consor, neste mesmo horário, estava com 124 veículos atendendo o usuário, o que equivale a 70%. No total, o sistema registrou 228 ônibus em circulação (64%).
Um pouco depois, às 7h, a Consor continuou com 70% da sua frota nas ruas e a STU estava com 20 ônibus a mais, ou seja, 124 veículos (68% da sua frota). Após este horário não houve mudança no quadro. Neste horário, o sistema totalizou 248 veículos nas ruas, ou seja, 69%.
A Urbes entrará com petição junto ao TRT para informar a respeito dos descumprimentos da determinação judicial por parte do sindicato. A pena por não cumprir a frota mínima é de multa diária de R$ 120 mil, além da aplicação das penalidades de cancelamento do registro do sindicato.
As linhas de ônibus que não estão operando são: 01 – Jardim Sandra, 07 – Industrial Vila Rica, 30/1 – Inhaíba, 30/2 – Tupã, 32 – Vila Haro, 33 – Mato Dentro, 34 – Aparecidinha, 40 – Vila Jardini, 41 – Gonçalves, 43 – Parada do Alto, 48 – Hortência, 52 – Cidade Universitária, 64/1 – Paço Washington Luiz, 64/2 – Paço Vila Santana , 66 – Ipatinga, 67 – Ipanema das Pedras, 71 – Campolim via Raposo Tavares, 71/1 – Panorâmico, 74 – Caputera, 78 – Sabiá, 78/1 – Joao Romão, 102 – Circular Centro, 302-Interbairros II, 304 – Interbairros IV, 305 – Interbairros V, 02 – Brasilândia, 08 – Trujillo, 20 – Carol, 23 – Industrial, 24 – Guadalupe, 26 – Ipanema Bom Jesus, 31/1 – Nilton Torres, 36 – Porcel, 38 – Aparecidinha via Éden, 39 – Aldeia Laranjais, 45 – Retiro São João, 50 – Hungarês, 54 – Paes de Linhares, 56 – Iguatemi, 61- Iporanga, 64 – Paço, 64/3 – Paço Gal. Carneiro, 64/4 – Paço Maria Eugênia, 69 – Caguaçú, 72 – Bairro dos Carvalhos e 75 – Campininha.
Para auxiliar a população durante a greve, a Urbes disponibiliza informações aos munícipes pelo telefone 118. Além disso, a Secretaria de Comunicação e Eventos (Secom) está informando as linhas de ônibus que não estão operando na rede social Facebook da Prefeitura de Sorocaba e nas 115 TVs Indoor da Prefeitura, espalhadas em diversos próprios municipais, como nos terminais de ônibus, nas unidades da Casa do Cidadão e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Trânsito na cidade
O trânsito em Sorocaba fluiu normalmente para horários de pico. A Urbes salienta que continuará mantendo esquema de trânsito, com agentes posicionados em pontos estratégicos de tráfego para minimizar os efeitos da paralisação. A central semafórica está operando de forma diferenciada para dar fluidez às vias arteriais. Os agentes que trabalham no CCO Trânsito (Centro de Controle Operacional) também estão auxiliando no monitoramento do trânsito através das câmeras instaladas na cidade.