Presidente da Urbes se reúne com Comissão da Câmara para debater transporte por aplicativos em Sorocaba
21/09/2017
A convite do presidente da Comissão Especial da Câmara Municipal criada para tratar do transporte de passageiros por meio de aplicativos de celular e a futura regulamentação da atividade em Sorocaba JP Miranda, o secretário de Mobilidade e Acessibilidade e presidente da Urbes, Luiz Carlos Siqueira Franchim esteve na Casa de Leis na tarde desta quinta-feira (21).
Além do presidente da comissão e do presidente da Urbes, participaram do encontro os vereadores Hudson Pessini (PMDB) e Péricles Régis (PMDB); o chefe de gabinete da Prefeitura Municipal, Ricardo Gouveia; e representantes da Associação dos Motoristas por Aplicativo Privado de Sorocaba e Região (Asmap).
O presidente da Urbes afirmou que assume o compromisso de estabelecer amplo diálogo para construir uma solução para uma convivência regulada no transporte sorocabano. “Minha missão enquanto secretário é dar uma solução para acabar com a guerra entre táxi e Uber”, afirmou. Franchim explicou em seguida que planeja criar um aplicativo municipal com o qual tanto taxistas quanto motoristas de aplicativos possam trabalhar. O secretário garantiu que a Prefeitura tem condições de desenvolver esse sistema e cobrar taxas menores do que as praticadas pelo Uber.
JP Miranda explicou que, com a revogação do decreto, surgiu uma nova possibilidade de se debater uma regulamentação justa, que não prejudique os motoristas do Uber e aplicativos similares. Os vereadores Hudson Pessini e Péricles Régis também defenderam a regulamentação e disseram que isso deve ser feito por meio de projeto de lei, elaborado com o intuito de possibilitar a atividade e oferecer tranquilidade e segurança aos motoristas.
O vereador JP Miranda, ao final da reunião, considerou positiva a abertura para diálogo garantida pelo Executivo, mas ressalvou que é contrário à ideia do desenvolvimento de um aplicativo próprio.