Urbes realiza reunião para formação do Comitê do Transporte Especial


22/11/2017


A criação do grupo é o primeiro passo para a reformulação do serviço no município.

 

Com a participação de cerca de 25 pessoas, entre representantes de entidades que atuam com pessoas com deficiência, secretarias de Igualdade e Assistência Social (Sias) e Educação (Sedu), Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPCD) e Defensoria Pública, a Urbes – Trânsito e Transportes realizou nesta quarta-feira uma reunião para a formação do Comitê Municipal do Transporte Especial de Sorocaba. O encontro ocorreu no auditório da Urbes.

“Conversei com o prefeito José Crespo e ele nos autorizou a promover esta reformulação do Transporte Especial, com o objetivo único de melhorar o serviço em nossa cidade. Queremos zerar a fila de espera e oferecer um serviço que seja o mais justo possível. Com este nosso trabalho vamos encontrar a solução para isso”, destacou o presidente da Urbes, Luiz Carlos Franchim. Uma minuta de decreto que institui o grupo está sendo finalizada e, em breve, será enviada ao chefe do poder executivo para publicação.

O comitê será permanente e terá como função buscar soluções para as diversas questões que envolvem o Transporte Especial em Sorocaba. As reuniões ocorrerão a partir de 2018 e serão mensais. A ideia é promover a troca de experiências e a expertise dos envolvidos e envolver a sociedade civil nas decisões que serão tomadas pelo poder público municipal.

Na ocasião, foi apresentada aos participantes o que já está sendo feito para a reformulação do serviço em Sorocaba, as principais questões a serem resolvidas no serviço, como o tempo excessivo de permanência dos usuários nos veículos e o rodízio dos profissionais que realizam o serviço.

Uma novidade criada pela Urbes foi a criação de uma equipe exclusiva para se dedicar ao Transporte Especial. “Se existem falhas hoje no serviço, foi porque não existia uma equipe voltada especificamente para esta questão e hoje temos. Com uma equipe dedicada, vamos oferecer um atendimento melhor aos usuários”, afirma Franchim.

Uma das funções dos integrantes do comitê será a revisão do decreto nº 10.638, de 24/06/1998, que institui, no sistema de serviço público de transporte coletivo urbano de passageiros do município de Sorocaba, serviço de transporte especial destinado a atender pessoas com mobilidade reduzida.

 

Elogios à iniciativa da Urbes

Roseli Granado, do conselho de família da Apae Sorocaba, agradeceu o presidente da Urbes pela iniciativa. “Parabenizo o senhor por este trabalho. O que mais alegra é o seu conhecimento e interesse na causa”, declarou. Ela tem uma filha usuária do serviço, de 26 anos, com deficiência neuropsicomotora.

Para a responsável pela Coordenadoria de Atenção à Pessoa com Deficiência da Secretaria de Igualdade e Assistência Social, Sandra Mara de Moraes, a reformulação no serviço será maravilhosa. “A nossa expectativa da melhoria do Transporte Especial na cidade é muito grande. Queremos melhorar o serviço e oferecer o atendimento justo, a quem realmente precisa. Sorocaba já está na frente por oferecer este serviço, só precisamos melhorar e com organização na logística e na metodologia isso ocorrerá e sem a necessidade de acrescentar recursos financeiros”, comentou.

Quem também participou do encontro foi a assistente social da Amas (Associação Amigos dos Autistas de Sorocaba), Patrícia Gino. “Foi muito pertinente este encontro e a criação de um comitê permanente. Só assim o poder público vai ter conhecimento das necessidades dos usuários”, afirmou.

 

Como será a reformulação

O segundo passo para a reformulação do Transporte Especial será realizar o recadastramento dos usuários do serviço, para verificar quem realmente necessita do serviço, inclusive com uma reavaliação clínica, além de locais, dias e horários que os usuários necessitam, para racionalizar o serviço.

A ideia da Urbes é, após o recadastramento, abrir um processo licitatório específico para a contratação de uma empresa especializada que atue no transporte especial ainda no primeiro semestre de 2018. Atualmente, este serviço é prestado pelas empresas Consor e STU, que atuam no sistema de Transporte Coletivo.

A empresa contratada deverá operar com veículos mais econômicos e ágeis, como vans e micro-ônibus totalmente adaptados. Com isso, a ideia é melhorar o serviço, diminuindo o tempo dos usuários nos veículos, atendendo o máximo das necessidades destas pessoas, viabilizando inclusive o aumento do número de usuários atendidos, sem aumentar o custo para o poder público.

 




CANAL DE ATENDIMENTO

(15) 3519-3100

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda à Sexta das 8h às 17h - Multas das 8h às 16h30

ENDEREÇO

Rua Chile, 401 - Barcelona - CEP 18.025-280 - Sorocaba/SP