Urbes completa 40 anos de existência com programação especial
16/02/2018
Na próxima quinta-feira (22 de fevereiro), a Urbes – Trânsito e Transportes completará 40 anos de existência. Para celebrar esta data, foi preparada uma programação, entre os dias 19 e 27 de fevereiro, com solenidade especial, lançamento do carimbo e do selo comemorativos dos Correios, assinatura de protocolo de intenções, homenagem na Câmara Municipal e apresentações do coral de funcionários da Urbes.
“Preparamos uma programação especial para marcar um momento tão importante da Urbes. Uma empresa que tem a sua história ligada ao desenvolvimento de Sorocaba e que trabalha para construir uma cidade cada vez melhor para a população”, destaca o presidente da Urbes, Luiz Carlos Franchim.
Na segunda-feira (19), às 10h, serão lançados o selo e o carimbo comemorativos dos 40 anos de fundação da Urbes, em parceria com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios). O evento ocorrerá no Salão de Vidro do Paço Municipal, no Alto da Boa Vista, e contará com a presença de autoridades. No total, foram produzidos 6.012 selos que serão utilizados pela Urbes. Já o carimbo será utilizado durante 30 dias pela Agência Central dos Correios de Sorocaba em todas as correspondências.
No mesmo dia, em seguida, será feita a assinatura de protocolo de intenções entre a Prefeitura de Sorocaba, a Urbes e o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Energia e Mineração, para a instalação de placas solares fotovoltaicas em terminais de ônibus e prédios públicos do município, com objetivo de reduzir o impacto do consumo de energia elétrica mediante o uso de fontes renováveis.
Na terça-feira (20), a Câmara de Sorocaba realizará uma homenagem aos 40 anos da Urbes e a seus funcionários. O evento ocorrerá após a sessão ordinária, a partir das 12h, no plenário.
Outra atração da programação especial de aniversário da Urbes serão as apresentações do coral formado por funcionários da empresa pública, que ocorrerão em espaços públicos. Na terça-feira, o grupo se apresenta às 15h na sede da Urbes da rua Chile. Na quarta-feira (21), às 11h, será a vez dos usuários do Transporte Coletivo prestigiarem a apresentação no Terminal Santo Antônio. À tarde, às 15h, ocorrerá no Paço Municipal. Na quinta-feira (22), às 8h, o coral vai cantar para os funcionários da sede da Urbes do Campolim. Para finalizar, no dia 27 de fevereiro, às 11h, os munícipes que estiverem no Terminal São Paulo poderão conferir gratuitamente a apresentação.
Já na quinta-feira, data de fundação da empresa pública, será realizada uma cerimônia oficial de comemoração pelos 40 anos da Urbes. A solenidade, que será apenas para convidados, entre funcionários e autoridades municipais, ocorrerá a partir das 19h, no Teatro do Sesi Sorocaba.
40 anos de história
A empresa pública de direito privado foi criada em 1978 com o nome de “Companhia de Desenvolvimento de Sorocaba – CODESO”, através da lei municipal nº 1.946, de 22 de fevereiro de 1.978, pelo então prefeito José Theodoro Mendes. O nome CODESO foi usado até 1982 e depois substituído pela marca “Empresa de Desenvolvimento Urbano e Social de Sorocaba – URBES”.
Até 1986, a Urbes realizava obras de desenvolvimento de áreas urbanas. E foi nesse ano que passou também a administrar financeira e operacionalmente os serviços de coleta, transporte e destinação do lixo residencial e industrial.
Já em 1989, passou a organizar e prestar o serviço público de transporte coletivo urbano, por meio do planejamento, controle e fiscalização, do mesmo modo os serviços de táxi, transporte de escolares e transporte de cargas. Ficou responsável também pelos pontos e abrigos de ônibus e pela realização de obras no sistema viário. Outra nova incumbência era o gerenciamento do Caixa Único do Sistema de Transporte Público Coletivo.
Em 1992, Sorocaba ganhou o Terminal Santo Antônio e o Terminal São Paulo, marcando uma nova etapa de desenvolvimento da história da cidade, com um serviço de transporte urbano mais moderno, eficiente e seguro. Com isso, teve início a integração física do sistema com a cobrança automática por meio de ficha, que permitiu viagem para diferentes cantos da cidade com uma única tarifa. Desde então, o Sistema de Transporte Coletivo vem evoluindo.
Desde 1996, Sorocaba já contava com seu órgão gestor, por meio da Secretaria de Trânsito em parceria com a Urbes, considerado entre poucos, como município pioneiro na gestão do tema. Em 1998, a cidade foi inscrita no Sistema Nacional de Trânsito – SNT, e desde então vem operando, planejando e fiscalizando o trânsito. Em 2006, a Urbes ganhou novas atribuições e começou a fiscalizar e operar o trânsito em Sorocaba, oferecer os serviços de engenharia de tráfego, sinalização de vias da cidade, implantação de centrais de tráfego com monitoramento operacional e realizar campanhas educativas de trânsito.
Transporte Coletivo
O desafio permanente da Urbes tem sido buscar ações efetivas para garantir aos usuários, um transporte público seguro, eficiente, acessível e com qualidade contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população.
Para o Sistema de Transporte Coletivo, a Urbes adota a política de subsídio tarifário para garantir todos os benefícios aos seus usuários. Entre eles, destaca-se o Transporte Especial, destinado às pessoas com deficiência; e uma frota com veículos 100% acessíveis, atendendo à norma nacional de acessibilidade no transporte, inclusive com veículos adaptados com elevadores para atender pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
O sistema oferece diferenciais aos seus usuários que muitas outras cidades não disponibilizam. Dentre as principais vantagens está o benefício da integração temporal conhecida como “bilhete único”, no qual o usuário pode realizar até quatro integrações de viagens com o pagamento de uma única tarifa, minimizando os tempos de viagens e se deslocando para qualquer região da cidade.
Além disso, o sistema disponibiliza programa de tarifa reduzida aos domingos e feriados, desconto nas viagens com o passe estudante e no passe social, bem como gratuidades aos idosos com idade a partir dos 60 anos, na qual Sorocaba é exceção, já que nem todas as cidades aplicam a gratuidade, pois a Constituição Federal garante apenas o benefício a pessoas a partir de 65 anos.
Atualmente, a Urbes oferece sete linhas Interbairros que realizam um trajeto fora do anel viário, ligando as regiões da cidade de maneira direta e com maior velocidade e conforto aos usuários. Sorocaba conta também com seis áreas de transferências para essas interligações de linhas.
A frota é 100% monitorada, o que proporciona controle da pontualidade do transporte coletivo urbano e permite a divulgação das informações dos horários aos usuários em tempo real. A cidade possui pontos de ônibus com painéis eletrônicos com informações das previsões de passagens dos ônibus. Além disso, os ônibus contam com câmeras que possibilitam mais segurança aos usuários e aos condutores. Os veículos da frota possuem em média 5 anos de idade.
Outros serviços oferecidos pela Urbes à população são os aplicativos gratuitos para celulares: APP Infobus Sorocaba, APP Urbes Escolar e APP Info Táxi. O Infobus Sorocaba é uma ferramenta que disponibiliza aos usuários do sistema de transporte coletivo de Sorocaba a consulta de horários e itinerários de todas as linhas de ônibus da cidade de forma fácil e rápida, pontos de venda de passes autorizados e consulta dos saldos dos cartões do transporte.
O APP Urbes Escolar possibilita a pesquisa das vans escolares seja através da escola onde o aluno estuda, seja através do bairro onde mora. Ao escolher uma opção de instituição de ensino ou bairro, é possível ver a lista de condutores e veículos que fazem rota naquela região ou instituição de ensino. O aplicativo também dá a opção de pesquisa através do nome do motorista ou pela placa do veículo. As pesquisas feitas ficam armazenadas na memória do aplicativo.
Já o Info Táxi mostra todos os pontos de táxi da cidade, bem como a lista com o número de alvará dos taxistas que fazem parada naquele local. No aplicativo é possível buscar por endereço um ponto de táxi, ver quais são os taxistas daquele local pelo número do alvará e ligar diretamente para eles solicitando uma corrida. A ferramenta mostra também o tipo de veículo utilizado pelo taxista e os valores das tarifas.
Desde 2013, Sorocaba também oferece rotas de transporte público no site Google Maps, "Como chegar de ônibus". Segundo uma lista oficial do Google, apenas 10 cidades tinham o serviço no Brasil na época: Belo Horizonte, Blumenau, Brasília, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Santos, São José dos Campos e São Paulo.
Com esse serviço, o munícipe pode acessar as informações no site da Urbes e através do Google Maps de onde estiver, seja de casa, do trabalho ou até mesmo na rua de um aparelho celular, e pode checar o trajeto no mapa, as linhas de ônibus e o tempo médio que cada uma vai levar até o local desejado. E quando há mais de uma alternativa de percurso, a ferramenta mostra as três melhores rotas, levando em conta o tempo de viagem e número de integrações.
Recentemente, em dezembro de 2017, Sorocaba ganhou mais um aplicativo: o CittaMobi, que está facilitando ainda mais a vida dos usuários do transporte coletivo. Com o APP, os usuários podem consultar todas as linhas que fazem embarque e desembarque em determinado ponto e saber em quanto tempo os ônibus passarão no ponto desejado. A ferramenta também possui um roteirizador, um canal aberto de comunicação para que os passageiros apontem problemas e deem sugestões e o botão BIG (Botão de Incidentes Graves), no qual os usuários podem acioná-lo em caso de alguma situação de emergência, como um assédio ou qualquer outro tipo de violência. O aplicativo também possui uma versão acessível às pessoas com deficiência visual: o CittaMobi Acessibilidade.
Em janeiro deste ano, o prefeito José Crespo assinou a autorização para implantar o BRT (Bus Rapid Transit). O vencedor da concorrência internacional que assume o contrato é a Consórcio BRT Sorocaba, que vai implantar e operar o sistema no município. A partir de agora, será preparado os projetos e, na sequência, iniciar as obras, com previsão da conclusão em 18 meses.
Também desde o início deste ano, a Urbes já está apta a operar o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT). Para isso, foi solicitado à Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp) que fosse incluída em seu CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) a operação municipal do transporte ferroviário de passageiros e também a operação na Região Metropolitana.
Com esta nova atividade econômica autorizada pela Jucesp, o próximo passo será ir a Brasília para assinar o COE (Contrato Operacional Específico), previsto no Regulamento de Operações de Direito de Passagem e Tráfego Mútuo do Sistema Ferroviário Federal, com o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) e a concessionária Rumo – empresa que tem a concessão da linha férrea em Sorocaba – para fazer o compartilhamento das vias férreas.
A implantação do VLT em Sorocaba é um dos projetos de governo do prefeito José Crespo. A ideia é implantar o metrô de superfície em Sorocaba, aproveitando a ferrovia já existente, desde Brigadeiro Tobias até George Oetterer. O VLT, juntamente com o BRT, vai permitir agilidade no transporte de passageiros e é uma das alternativas para a mobilidade urbana na cidade.
Trânsito
Responsável pela gestão do trânsito em Sorocaba, a Urbes atualmente realiza a operação, fiscalização, engenharia e a educação para o trânsito. A área de Engenharia de Tráfego realiza ações permanentes para promover a segurança no trânsito.
Já a equipe de Educação para o Trânsito tem a missão de educar motoristas e pedestres em atividades desenvolvidas de forma permanente na cidade. Entre elas, estão as ações do Programa de Trânsito “Faixa Viva”, que tem como objetivo conscientizar à população da importância do respeito a todas as faixas de segurança das vias; a minicidade de trânsito, na qual num circuito montado, com faixas de travessia de pedestres, semáforos e placas de sinalização, as crianças tem a oportunidade de aprender sobre as regras de trânsito; e a Campanha Meu Tesouro, Meu Bebê, que alerta a população sobre a necessidade do uso da cadeirinha para transportar crianças.
Além disso, em funcionamento desde 2009, o Centro de Controle Operacional (CCO) de Trânsito da Urbes monitora o tráfego nos principais corredores viários de Sorocaba com um sistema de câmeras de trânsito que funciona 24 horas por dia. O local possui um painel de visualização das câmeras de monitoramento da cidade, formado por 12 displays de cristal líquido, que proporciona a exibição das 65 câmeras da Urbes, o que torna a visualização do trânsito na cidade mais eficaz e facilitada para os agentes de trânsito que fazem o monitoramento. As câmeras estão instaladas em pontos estratégicos de Sorocaba e funcionam por fibra ótica.
Através do videomonitoramento feito via CCO, é possível detectar interferências nas vias públicas, como acidentes, congestionamentos, e veículos quebrados, o que possibilita o encaminhamento imediato de equipes de campo para solução das ocorrências, bem como, quando necessário, a adoção de medidas para alterar, por meio da Central Semafórica, o tempo de verde em determinadas interseções, promovendo a fluidez viária necessária entre outras medidas.
Os agentes de trânsito que trabalham no CCO da Urbes são treinados e habilitados para entrar em contato com as equipes que estão nas ruas, ou outro órgão como Guarda Civil Municipal, Polícia Militar ou Bombeiros, fornecendo detalhes e apoio nas ocorrências de trânsito para que o problema seja solucionado o quanto antes.
A efetividade de todas essas ações vem reduzindo anualmente as mortes no trânsito na cidade. Os números da Urbes inclusive já atingiram a resolução da Organização das Nações Unidas (ONU), que estabeleceu o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para Segurança no Trânsito”.
A meta é que as cidades reduzam em, no mínimo, 50% o número de vítimas no trânsito até 2020. Em 2011, Sorocaba teve 74 mortes no trânsito. No ano seguinte, em 2012, o número reduziu para 50. Em 2013, foram 61 vítimas fatais. Em 2014, este número passou para 44. Em 2015 e 2016, ocorreram 33 mortes no trânsito e, em 2017, 30. Ou seja, houve uma redução de 60% dos acidentes.
Em 2016, Sorocaba foi avaliada como a 2ª melhor cidade para se dirigir do País, entre municípios com mais de 20 mil usuários ativos por mês no aplicativo Waze. O estudo do índice de satisfação medido utilizou 6 critérios: nível de densidade e severidade do trânsito; segurança das vias; qualidade das vias e infraestrutura; serviços ao motorista; fator econômico e social (acesso a carros e variação no preço do combustível); e medição de quão boa é a rede de usuários do Waze no local.
Outra ação coordenada pela Urbes é o Sistema de Estacionamento Rotativo. Em 2017, a Urbes revitalizou a Zona Azul em Sorocaba, sinalizando em torno de 1 mil vagas em ruas do Centro da cidade. A iniciativa visou aumentar a oferta de vagas de estacionamento, através da rotatividade, auxiliar na fluidez do trânsito, otimizar o acesso da população aos serviços e atividades econômicas do Centro, além de combater o comércio clandestino de cartões e coibir a atuação dos guardadores de carro, mais conhecidos como “flanelinhas”.
Além disso, a Urbes ofecere canais de comunicação com o cidadão, como o twitter da Urbes (@transitourbes), no qual são postadas informações sobre as condições de trânsito para os seus seguidores; a página na rede social Facebook; o Fale Conosco do site da Urbes (www.urbes.com.br) e o telefone 118.
Mobilidade urbana e sustentabilidade
A Urbes também é responsável pela implantação de aproximadamente 100 quilômetros de ciclovia, oferecendo ao sorocabano uma alternativa de transporte econômica, sustentável e, acima de tudo, saudável.
Além disso, a Urbes oferece à população um sistema de bicicleta pública, denominado Integrabike, que disponibiliza 200 bicicletas distribuídas em 25 estações espalhadas pela cidade. O usuário necessita apenas possuir um cartão do sistema que lhe é disponibilizado, gratuitamente, nos diversos pontos de atendimento ao público que a Urbes possui (sede Urbes, Casas do Cidadão e Terminais de ônibus).
Metas para 2018
Entre as novidades programadas para 2018 são a ampliação de 800 para 5 mil vagas de Zona Azul e a modernização do sistema com o lançamento do Zona Azul Digit@l; o lançamento do aplicativo individual de transporte privado; a reformulação do Sistema de Transporte Especial; e a renovação da frota de ônibus urbano com ar-condicionado e wi-fi, com características semelhantes ao sistema BRT Sorocaba.