Urbes levou palestra do Maio Amarelo à Fatec Sorocaba
04/05/2018
A Urbes – Trânsito e Transportes promoveu na manhã desta sexta-feira (4) uma palestra sobre Segurança no Trânsito para 40 pessoas, entre alunos e professores, na Faculdade de Tecnologia de Sorocaba (Fatec). A atividade fez parte da programação especial do Movimento Maio Amarelo na cidade, que tem como intuito conscientizar os cidadãos a dirigirem de forma segura e manter um bom comportamento, seja como motorista, motociclista, ciclista ou pedestre.
A palestra também faz parte da programação da Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat) 2018 da Fatec, que termina nesta sexta-feira. “Agradeço a oportunidade de vocês estarem aqui com a gente em nossa Sipat, que já tratou de temas variados, como DST/Aids e primeiros socorros. Esta não é a primeira vez que a Urbes é nossa parceira e traz informações importantes sobre segurança no trânsito”, destacou o professor Amilton Cordeiro de Freitas e também atual presidente da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) da faculdade.
Durante a atividade, o funcionário José Alfredo Scarpelli Junior, do Setor de Educação para o Trânsito da Urbes, falou do significado do Maio Amarelo e o panorama atual na cidade. Sorocaba já atingiu a resolução da ONU, que estabeleceu que as cidades de todo o mundo reduzam em, no mínimo, 50% o número de vítimas no trânsito entre 2011 e 2020. Em 2011, Sorocaba teve 74 mortes no trânsito. No ano seguinte, em 2012, o número reduziu para 50. Em 2013, foram 61 vítimas fatais. Em 2014, este número passou para 44. Em 2015 e 2016, ocorreram 33 mortes no trânsito e, em 2017, 30. Ou seja, houve uma redução de 60% dos acidentes.
“Na Urbes nós temos o Sicat (Sistema de Controle de Acidentes de Trânsito). Com isso, nós acompanhamos onde ocorrem os acidentes de trânsito e desenvolvemos ações nas áreas de Engenharia de Trânsito, Fiscalização de Trânsito e Educação para o Trânsito para reduzir os índices de acidente nas vias urbanas da cidade”, explicou.
Scarpelli também destacou várias ações educativas desenvolvidas pela Urbes de forma permanente em Sorocaba, como a Escola do Pedala, Escola do Pedala Terceira Idade, blitz educativas, blitz fiscalizatórias da Lei Seca em parceria com a Polícia Militar e Guarda Civil Municipal, Faixa Viva, entre outras.
O professor da Fatec, Odir Camargo, foi um dos participantes da palestra e achou uma ótima oportunidade de levar informações aos alunos e funcionários da faculdade. “Essas campanhas da Urbes são ótimas e para a Fatec também. Nossos alunos são formadores de opinião e multiplicadores. Foi muito interessante. Sabemos que é difícil mudar o comportamento das pessoas, mas toda a abordagem com relação à segurança no trânsito é necessária para que as pessoas se conscientizem”, completou.
Sobre o Maio Amarelo
Criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária na esteira da determinação da Assembleia-Geral das Nações Unidas (ONU) que editou, em março de 2010, uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”, o Movimento Maio Amarelo é uma ação coordenada entre o Poder Público e a Sociedade Civil com o objetivo de envolver e chamar a atenção da população para o alto índice de mortes e feridos no trânsito.
Em 2018, o tema da campanha é “Nós somos o trânsito”. Trata-se de um estímulo aos condutores, pedestres e passageiros a optarem por um trânsito mais seguro no município. De acordo com o Observatório Nacional de Segurança Viária, mais de 38 mil pessoas por ano morrem no trânsito no Brasil e 90% dos acidentes têm como motivação as falhas humanas como imperícia, imprudência e desatenção.