Acessibilidade das calçadas do Centro foi tema de reunião na Urbes
06/06/2018
O secretário de Mobilidade e Acessibilidade, Luiz Carlos Franchim, também presidente da Urbes – Trânsito e Transportes, realizou uma reunião nesta quarta-feira (6) para tratar do projeto piloto que vai tornar o passeio público de ruas do Centro de Sorocaba mais largas, garantindo a acessibilidade. O encontro reuniu funcionários da Urbes e também da Secretaria de Conservação, Serviços Públicos e Obras (Serpo) e da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema).
O projeto piloto é uma das ações do Programa Municipal de Acessibilidade nas Calçadas, lançado em abril deste ano. Coordenado pela Urbes, a iniciativa pretende resgatar a qualidade dos passeios públicos de Sorocaba e incluir medidas que possam contribuir e facilitar o deslocamento de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, com o objetivo de melhorar a mobilidade e a acessibilidade nas calçadas.
De acordo com Luiz Carlos Franchim, o Centro de Sorocaba foi escolhido para receber o projeto-piloto por ser um local com alta circulação de pedestres, rotas inclusive de usuários com algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida.
Na semana passada, técnicos da Urbes e da Serpo fizeram um trabalho de coleta de dados para obter um diagnóstico das calçadas de algumas ruas do Centro. Esse diagnóstico foi apresentado na reunião.
O próximo passo será fazer um estudo topográfico mais detalhado do Centro, como por exemplo, informações sobre a questão de postes, entrada e saída de veículos, a questão da drenagem, que vai permitir que o poder público saiba onde realmente será possível fazer o alargamento das calçadas. Com isso, uma empresa será contratada para que seja feito o projeto executivo da obra, o que deve ocorrer no segundo semestre deste ano.
Outra proposta é que a Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins contribua com o projeto piloto trazendo o verde de volta às ruas do Centro, através da arborização urbana. Também foi tratada a ideia de substituir a iluminação das ruas do Centro por lâmpadas LED. A vantagem em aplicar o LED na iluminação urbana é que a tecnologia utiliza menos energia para uma mesma iluminação. Outro ponto a destacar é que oferecem maior durabilidade, não contém mercúrio e tem alto índice de reprodução de cores, o que possibilita uma acentuada melhora na percepção de elementos que integram a paisagem urbana.
Já no próximo encontro, o engenheiro agrônomo da Serpo, Clebson Ribeiro, vai aproveitar a oportunidade para apresentar exemplos de outros países que podem ser utilizados no projeto piloto de Sorocaba. Outro assunto tratado será com relação à drenagem e para isso contará com representantes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).
Sobre o projeto piloto
O projeto piloto prevê o alargamento das calçadas nas seguintes vias: Penha, 13 de Maio, Paula Souza, Azevedo Sampaio, Leopoldo Machado, Afonso Pena, Santa Clara, Monsenhor João Soares, trecho da rua Padre Luiz, trecho da Miranda Azevedo, Padre José Manoel de Oliveira Libório, José Antônio Ferreira Prestes, Professor Toledo, Arthur Gomes, trecho da Cesário Mota, Ubaldino do Amaral, Nogueira Martins e Senador Feijó. Para isso, serão eliminados os estacionamentos de veículos dessas vias.
Além disso, outras ruas se tornarão calçadão, a exemplo da rua Dr. Boulevard Braguinha e Barão do Rio Branco, como a Dom Pedro II, Anita Garibaldi, Coronel Benedito Pires, José Bonifácio e Maylasky. Outra proposta do programa é implantar lixo subterrâneo em alguns pontos do Centro.
Conforme o Código de Trânsito Brasileiro – CTB (lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997), calçada é uma parte da via, normalmente segregada e em nível diferente, não destinada à circulação de veículos, reservada ao trânsito de pedestres e, quando possível, à implantação de mobiliário urbano, sinalização, vegetação e outros fins. Já o passeio é parte da calçada livre de interferências, destinada à circulação exclusiva de pedestres e, excepcionalmente, de ciclistas.