Urbes promove projeto`Labirinto´para conscientização sobre os perigos de bebida e direção


11/03/2019


Ação é realizada pela equipe da Educação para o trânsito

Um projeto que visa conscientizar os possíveis problemas causados pela união da bebida alcoólica e da direção foi apresentado pela primeira vez em Sorocaba. Desde a quarta-feira (27), o “Labirinto” realiza os experimentos em alguns locais que concentram um grande número de jovens, o maior alvo da ação. O projeto é promovido pelo Setor de Educação para o Trânsito da Urbes e começou na quarta-feira (27), na Unip- Universidade Paulista e na Uniso- Universidade de Sorocaba.
Com o propósito de impactar o jovem de forma mais direta e sensitiva, principalmente no período do carnaval, o projeto Labirinto proporciona 5 estações que demonstram os estágios de quem bebe: euforia, relaxamento, confusão motora, campo visual e intensidade dos comportamentos.
Segundo o responsável pela equipe de Educação, Pietro Francisco Mazzulli, a experiência se equipara à sensação dos estágios da bebida. “ Nós servimos água, simulando uma bebida alcoólica, no percurso pelo labirinto, temos elementos que dificultam a visibilidade, como fumaça, baixa visibilidade e até uma interpretação de uma pessoa machucada. Todos estes elementos fazem com que o jovem reflita sobre os obstáculos que dificultam estar em segurança, nestas condições”, conta ele.
Os alunos que participaram da experiência afirmam que a sensação é essa mesma.“Ficou de uma forma bem explicativa, mas também divertida, dá pra gente entender e passar a mensagem vendo a situação de todos os estágios. A hora que vi o cara machucado me deu um susto e medo de ser comigo, melhor não tentar a sorte.”, disse Francieli da Graça Sanches, 19 anos, estudante de fisioterapia.
Para a estudante de arquitetura e urbanismo, Kettlyn Cristine Oliveira Saquer de 21 anos, que não ingere bebidas alcoólicas, o teste foi interessante para saber o que acontece quando alguém bebe e que serviu como um alerta. “Por mais que a gente veja essa situação a todo momento, sempre tem um ou outro que não tem consciência antes de ir para as festas e beber e depois dirigir, então é bom para conscientizar mesmo. Mesmo eu não bebendo, é legal ter sentido isso para ter certeza sobre o que não deve ser feito. ”, disse ela.
Com 20 anos, a única habilitada da turma, Stefany Carolina Pereira Alves, estudante de enfermagem, conta que quando sai com as amigas, dorme em algum lugar para que não tenha problema depois e achou realistas as simulações apresentadas. “Quando saímos, e eu sei que vou beber, vou de carona e dormimos em algum lugar. Eu tenho esta consciência. Este teste é muito próximo da realidade. No último estágio, das pistas, me desequilibrei, e nem estou bêbada, imagina se estivesse, brinca”. Ela ainda enfatiza a necessidade do projeto. “Nós somos as maiores vítimas nesse assunto.”
A estudante de direito, Barbara Gabriele Arruda, de 21 anos, já vivenciou os efeitos dessa combinação perigosa e atualmente é completamente contra esta combinação. “Eu mesma já sofri acidente de trânsito com uma pessoa que estava bêbada e bateu no meu carro. Hoje sou totalmente contra bebida e direção. Podem falar o que quiser, mas não dirijo bêbada e nem vou de carona com alguém nestas condições.
Cerca de 200 jovens já participaram do teste. Nesta sexta-feira (01), é vez dos alunos da Escola Dom Aguirre receberem o projeto. Neste sábado (02) de carnaval, o Labirinto também estará presente no Carnafest, na Praça Coronel Fernando Prestes, das 14h às 21h50. Caso chova, a agenda será remarcada.




CANAL DE ATENDIMENTO

(15) 3519-3100

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda à Sexta das 8h às 17h - Multas das 8h às 16h30

ENDEREÇO

Rua Chile, 401 - Barcelona - CEP 18.025-280 - Sorocaba/SP