34% dos usuários do Integrabike fazem integração com o transporte coletivo


11/03/2019


Ao todo, 90 mil pessoas estão cadastradas para utilizar as bicicletas

Há pelo menos dois anos a rotina de Alexsander dos Santos de 17 anos é a mesma: voltar para casa o mais rápido possível depois da aula, na Escola Técnica da avenida Armando Pannunzio, Zona Oeste, com destino à sua residência na Vila Angélica, na Zona Norte. Para isso, o estudante utiliza dois modais: o Integrabike e o transporte coletivo. Na saída da escola, geralmente por volta das 14h, ele vai a pé até o Parque dos Espanhóis e de lá utiliza a bicicleta como meio de transporte para chegar ao terminal São Paulo, e então vai com o coletivo para a casa. O trajeto leva cerca de 40 minutos, mas segundo ele, poderia ser maior. “ A bicicleta é fundamental para que eu retorne para casa mais rápido, pois não pego trânsito e além disso, me exercito! ”, conta o jovem.
Alexsander faz parte da estatística que aponta que 34% da população de Sorocaba que utiliza o integrabike diariamente e faz integração com o transporte coletivo para o deslocamento. Ambos são administrados pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes-Trânsito e Transporte. Ao todo, 90 mil pessoas estão cadastradas no sistema que possibilita a utilização do modal e são realizadas 330 viagens diárias.
A cidade tem 25 estações com 12 ou 8 bicicletas em cada delas e 126 quilômetros de ciclofaixas. “Usar a bicicleta é sinônimo de autonomia. Esta integração proporciona mais fluidez ao trânsito, mais saúde para quem utiliza e esse é o nosso papel enquanto gestores do sistema de mobilidade da cidade”, conta o secretário de Mobilidade e Acessibilidade e presidente da Urbes, Luiz Alberto Fioravante.
Para aqueles que não sabem andar de bicicleta, a Urbes também conta com o programa “Escola do Pedala”, que ensina a atividade gratuitamente a população. Somente em 2018, 3 mil pessoas tiveram aulas incluindo os idosos.
A gestão do prefeito José Crespo também tem outra preocupação: a manutenção das ciclovias. Desde o início do mandato, o prefeito cobra ações de manutenções das ciclovias considerando um projeto que dá a cidade grande visibilidade e acaba sendo atrativo para recursos externos. Desta forma, a Urbes realizou um levantamento para identificar os principais problemas em toda a extensão da ciclovia e diante de uma força-tarefa, reunindo as Secretarias de Conservação, Serviços Públicos e Obras e Meio Ambiente, irá recuperar os trechos onde apresentam os principais problemas. “Neste levantamento nós conseguimos identificar quais são as principais demandas e a partir disso, vamos trabalhar juntos para melhorar as condições da via. Nos próximos dias, vamos reunir representantes destas secretarias e começar os trabalhos de recuperação nos locais, começando pelos mais urgentes”, finaliza Fioravante.




CANAL DE ATENDIMENTO

(15) 3519-3100

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda à Sexta das 8h às 16h30

ENDEREÇO

Rua Chile, 401 - Barcelona - CEP 18.025-280 - Sorocaba/SP