Zona Norte ganhará em desenvolvimento econômico com modernização da mobilidade urbana
02/11/2019
Mais populosa, a região da Zona Norte de Sorocaba também será conhecida, em breve, como a mais moderna e com o transporte coletivo mais rápido, numa união entre mobilidade urbana eficiente e infraestrutura viária preparada para o crescimento urbano. São melhorias a serem conquistadas com as obras do BRT (Bus Rapid Transit) e com a construção de um novo viaduto na região da Avenida Itavuvu.
A preocupação da Prefeitura de Sorocaba em investir em obras na Zona Norte é destacar uma região já bastante valorizada e promissora da cidade. Para comparar, enquanto a Zona Sul recebe melhorias em pontos de ônibus do BRT, a Zona Norte terá todo o pavimento das Avenidas Itavuvu e Ipanema refeitos, além de também ganhar um novo terminal urbano de ônibus. “Assim como aconteceu em outras cidades, o BRT trará mais desenvolvimento econômico. Trata-se de uma obra muito importante, que vai alavancar o desenvolvimento da nossa cidade e também da região metropolitana”, diz o secretário de Relações Institucionais e Metropolitanas, Flávio Chaves.
E isso não é à toa. Quase metade da população sorocabana vive lá, conforme levantamento do Plano Diretor Transporte Urbano e Mobilidade. A Zona Norte também é a região com a segunda maior densidade populacional de Sorocaba (habitantes por quilômetro quadrado) e onde estão 30% das ofertas de emprego oferecidas na cidade.
Novo viaduto
O viaduto ligará as avenidas Ulysses Guimarães e Edward Fru-Fru Marciano, melhorando consideravelmente o fluxo de três importantes corredores urbanos da Zona Norte. A obra deverá beneficiar um dos cruzamentos mais movimentos da cidade, com tráfego diário de cerca de 30 mil veículos. Desse total, 50% dos veículos circulam pela região nos horários de pico.
Hoje, o que se presencia são avenidas de trânsito lento e, neste momento, que passa por dificuldades por conta das obras que implantam o transporte coletivo rápido na região. Com o viaduto, a passagem dos veículos torna-se mais eficiente e melhor.
A expectativa da Prefeitura de Sorocaba é que, com o viaduto, o sentido da Rua Atanázio Soares passe por mudanças, já que quem estiver na via terá a opção de seguir por ela ou pela Avenida Itavuvu, para seguir para o sentido centro ou acessar a Avenida Ulysses Guimarães.
O custo total da obra superior a R$ 23 milhões e a estimativa é de que ela seja concluída em 12 meses. O investimento vem de programas de financiamento junto à Corporação Andina de Fomento (CAF), atual Banco de Desenvolvimento da América Latina, com contrapartida legal do município.