NOTA OFICIAL DA URBES: O Transporte Coletivo de Sorocaba não pode parar!


07/04/2020


Diante de nova manifestação feita pelo sindicato dos rodoviários, na manhã de segunda-feira (06), na operação do transporte coletivo de Sorocaba, a Urbes – Trânsito e Transportes reafirma que a regulação do serviço prestado à população compete à essa empresa pública e que não há legitimidade nas ações do sindicato ao fazer alterações ou paralisações.

A Urbes trabalha mais uma vez na mediação entre empresas e sindicato buscando preservar o direito de acesso ao transporte público das pessoas que trabalham nos serviços essenciais, nesse momento de pandemia e de calamidade pública.

O entendimento entre Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes, empresas concessionárias e sindicato, busca garantir ônibus para os profissionais que executam tarefas nas áreas essenciais, direcionando esforços para o cidadão, garantindo a manutenção da saúde física e econômica do município, além de seguir as recomendações do Ministério Público.

Neste momento, ações arbitrárias e ou ideológicas que inviabilizem e impeçam o sistema de funcionar; os motoristas de trabalhar e o atendimento às ordens de serviço emitidas para as empresas concessionárias, registram um ato de imprudência e negligência com saúde da população - podendo ensejar em mortes - afinal o momento deve ser de coalizão entre todas as forças políticas e sociais, a fim de que possamos combater esse mal que assola o mundo todo.

Decretos publicados pelas as autoridades governamentais, das três esferas públicas, reforçam a necessidade, mais uma vez, de que a saúde da população seja preservada, e também versam sobre a redução na quantidade de veículos do transporte coletivo, como medida e orientação, tantas vezes repetidas, para que as pessoas fiquem em casa. No entanto, no presente momento, o sindicato se posiciona contra essa determinação, e sem planejamento algum, solicita que o serviço opere com 80% da frota, incentivando indiretamente que as pessoas voltem a sair e a ter contato social.

Mais uma vez ressaltamos que não há espaço para ações arbitrárias e ideológicas que vão contra a necessidade de manutenção da saúde de toda a população. No início do período de quarentena, a Urbes se colocou à disposição das partes e iniciou as discussões entre as partes solicitando a manutenção do serviço de transporte coletivo na cidade.

No entanto, o sindicato iniciou discussões com as empresas operadoras solicitando a diminuição da frota circulante, posteriormente, sem qualquer critério, paralisou 100% do serviço público, na sequência ainda descumpriu a liminar do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), provocando um fluxo de atendimento menor do que o determinado pela Justiça, e mais uma vez o sindicato usa de argumentos infundados e de manobras ideológicas para defender unilateralmente a própria entidade, se esquecendo de toda a população e dessa forma  levando à instabilidade social e muitos prejuízos à estrutura pública de serviços à população.

A fim de evitar mais prejuízos à comunidade sorocabana, com novas ameaças de outra paralisação total, a Urbes, na legitimidade de suas ações, busca, mais uma vez, a mediação, o diálogo e de maneira técnica, apresenta propostas para garantir o serviço nesse momento tão difícil para todos os setores da sociedade.

Entendemos que todos devem pensar na população e naqueles que precisam trabalhar nos serviços essenciais e por conta da pandemia do COVID-19, principalmente empresas e sindicato.

Este não é um jogo, não é um momento de medir forças. É um momento de preservar a saúde da população e de se salvar vidas! Tenhamos todos consciência e equilíbrio para isso, afinal, o que será de nós se todos quiserem parar?

 

Urbes – Trânsito e Transportes




CANAL DE ATENDIMENTO

(15) 3519-3100

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda à Sexta das 8h às 17h - Multas das 8h às 16h30

ENDEREÇO

Rua Chile, 401 - Barcelona - CEP 18.025-280 - Sorocaba/SP