Treinamento para especialização no transporte especial em Sorocaba
02/09/2022
Pensando em atender a crescente demanda na capacitação e atualização dos agentes de bordo e motoristas do Consórcio Mobility prestadora no serviço do transporte especial ao município juntamente com os Servidores da Urbes - Trânsito e Transporte, a ITS Brasil (Instituto de Tecnologia Social) realizou o curso gratuito e entregou os certificados aos participantes neste mês de agosto nos dias 30 e 31.
O pedido de capacitação é uma demanda do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (CMPcD), os agentes de bordo e motoristas participaram do treinamento com o objetivo de agregar o novo conhecimento ao melhor atendimento da comunidade, com a capacitação de Atuação da Tecnologia Assistiva.
No treinamento foram abordadas questões individuais de cada pessoa, o histórico particular da vida e do estilo de vida de um indivíduo englobando as características do indivíduo que não são parte de uma condição de saúde ou de um estado de saúde, em detrimento da abordagem assistiva e a acessibilidade.
Mais tecnologia e segurança
Os veículos possuem tecnologia embarcada que permitirá aos pais ou responsáveis pelos atendidos acompanhar por meio de um aplicativo onde o veículo está. Há ainda o sistema de catraca virtual que regulariza quem acessa o transporte especial, proporcionando mais segurança aos seus usuários.
O layout dos veículos é diferenciado, contando com elevador hidráulico, fixadores para cadeiras de rodas, protetores de cabeça reguláveis e removíveis e quatro assentos para acompanhantes. Há cintos de segurança em todos os bancos, câmeras de videomonitoramento que podem ser vistas remotamente também pelos acompanhantes.
Atendimento de segunda a domingo
O atendimento aos usuários especiais é feito de segunda-feira a domingo, das 6h à meia-noite, no sistema porta-a-porta, conforme agendamento prévio. Ou seja, os passageiros são pegos na porta de casa e levados até seus destinos como escolas, hospitais, clínicas, instituições de ensino especial, locais de trabalho e lazer. Depois, o transporte retornará para pegá-lo e direcioná-los para suas residências.
O sistema de transporte especial porta a porta foi regulamentado pela Urbes em 1998.