Educação


04/12/2007


A Urbes – Trânsito e Transportes realiza, nesta quarta-feira (5), uma palestra para os funcionários da fábrica de colchões Legget & Platt do Brasil, que fica no bairro Álvaro Soares. O tema abordado será “Construindo um trânsito seguro.” A palestra será ministrada por dois agentes de trânsito, a partir das 10h. 

O principal objetivo do encontro, que terá duração média de uma hora e meia, é conscientizar cerca de 40 funcionários a obedecerem as normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Entre os temas que serão abordados, destaque para as campanhas do uso do cinto de segurança e da mistura que não combina: bebida e direção.

Nova resolução do Contran

Outro assunto que será focado é o uso correto do capacete. Uma nova resolução do Contran, o Conselho Nacional de Trânsito, entra em vigor em 1º janeiro de 2008 e obriga os motociclistas a utilizarem adesivos refletivos no capacete. Além de orientar os funcionários, serão distribuídos panfletos com explicações e kits com quatro adesivos que devem ser colados nas laterais, na frente e atrás do capacete. 

A resolução prevê multa de R$ 191,54, acréscimo de sete pontos no prontuário do condutor e suspensão do direito de dirigir caso o motociclista não cumpra a exigência. O elemento refletivo deve ter uma superfície mínima de 18 cm² (onde seja possível colocar um círculo com 4 cm de diâmetro) ou de 12,5 cm² (forma retangular medindo, no mínimo, 6,25 por 2 cm). O retro-refletivo tem por objetivo garantir mais segurança ao usuário, principalmente, à noite, e deve ser afixado nas quatro faces do capacete.

Dicas para usuários de motocicletas

- Se o capacete não tiver viseira, o motociclista deverá utilizar óculos de proteção. Não são permitidos óculos de sol, corretivos ou de segurança do trabalho (EPI). Viseiras com películas são proibidas.
- Viseiras fumês originais de fábrica são permitidas somente durante o dia e deverão conter a inscrição “Uso exclusivo diurno” ou ”Day time use only”. À noite, só são permitidas viseiras do tipo cristal.
- O capacete só fica devidamente afixado à cabeça quando preso pelo conjunto formado pela cinta jugular e engate, que vão debaixo do maxilar inferior. Se danificado, pode colocar a segurança do motociclista em risco.
- Quem usa a motocicleta para trabalho remunerado, além dos quatro adesivos refletivos, também deve afixar no capacete o adesivo branco e vermelho nos padrões estabelecidos para a atividade remunerada. Esse adesivo, aprovado pelo Contran, mede 40 cm de comprimento por 3,5 cm de altura.






CANAL DE ATENDIMENTO

(15) 3519-3100

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda à Sexta das 8h às 17h - Multas das 8h às 16h30

ENDEREÇO

Rua Chile, 401 - Barcelona - CEP 18.025-280 - Sorocaba/SP