Novo programa social


12/12/2007


“Agora é assim: aos domingos e feriados a passagem de ônibus em Sorocaba custa só um real para quem tem o cartão social”. Esse é o slogan do “Domingão”, o mais novo programa social da Prefeitura de Sorocaba desenvolvido em parceria com a Urbes – Trânsito e Transportes. 

Lançado para a imprensa, pelo prefeito Vitor Lippi, na última terça-feira (11), no Paço Municipal, o programa que entra em vigor no próximo domingo (16), visa incentivar o uso do transporte coletivo para as atividades de lazer em dias em que, normalmente, a frota fica ociosa. 

“Nós queremos que as pessoas passeiem mais pela cidade e visitem os parentes sem gastar o que gastariam. A idéia é beneficiar o usuário do transporte coletivo e otimizar o uso da nossa frota de ônibus que tem demanda 60% menor aos domingos e feriados”, destacou o prefeito Vitor Lippi. 

Durante o lançamento, o prefeito lembrou que esse foi um projeto desafiante e que exigiu, primeiramente, o equilíbrio do sistema. “O planejamento estratégico que fizemos para a Urbes acaba de ser cumprido com o início dessa ação social. Atingimos o equilíbrio financeiro, estamos humanizando os terminais e construindo as áreas de transferência”, comentou Lippi. 

O prefeito ressaltou que esse é o grande programa social do transporte coletivo. “Nós precisávamos ajudar a população a ter um domingo melhor e agora vamos conseguir. É a gente fazendo mais por quem mais precisa”, enfatizou.

Cartão social

O presidente da Urbes, Renato Gianolla, explicou que os usuários que ainda não têm o cartão social podem retirá-lo nas bilheterias dos dois terminais urbanos, onde é preciso apenas apresentar um documento de identidade e adquirir dois créditos. “Depois disso, o usuário poderá comprar quantos créditos quiser. E é bom lembrar que a utilização do cartão social não tem restrição nenhuma. Qualquer pessoa pode ter”, frisou Gianolla. 

O cartão social é de uso contínuo. “Um único cartão pode ser usado por toda a família durante a mesma viagem. Os créditos são descontados no validador de acordo com o número de passagens pela catraca”, esclarece o engenheiro titular da Urbes. 

Os portadores do cartão estudante que quiserem se beneficiar do programa “Domingão” poderão adquirir seus créditos utilizando o cartão que já possuem. Isso porque os créditos são descontados no validador separadamente. 

A Urbes orienta os usuários a consultar a tabela horária da sua linha. As consultas podem ser feitas pelo site www.urbes.com.br e pelo telefone 118.




CANAL DE ATENDIMENTO

(15) 3519-3100

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda à Sexta das 8h às 17h - Multas das 8h às 16h30

ENDEREÇO

Rua Chile, 401 - Barcelona - CEP 18.025-280 - Sorocaba/SP