Esquema especial


30/01/2008


A Urbes – Trânsito e Transportes já definiu os desvios no trânsito e o esquema operacional para acompanhar e escoltar os eventos do Carnaval deste ano. Trechos de avenidas e ruas serão interditados e liberados pelos agentes de trânsito conforme a passagem dos blocos e escolas de samba. A orientação da Urbes é para que os motoristas tenham cautela e aguardem o fim dos cortejos carnavalescos para prosseguir. Se possível, a recomendação é para que evitem as vias que terão eventos. Antes, durante e depois dos desfiles, agentes vão monitorar o trânsito e acompanhar os trajetos dos blocos, com viaturas e motos, a fim de evitar abusos, tanto por parte dos foliões, como por parte dos motoristas.

Interdições temporárias

A primeira intervenção no trânsito ocorrerá na sexta-feira (1º), a partir das 18h, no bolsão do cruzamento entre as avenidas Afonso Vergueiro e Eugênio Salerno, onde acontece a concentração do bloco ‘Depois a gente se vira’. A expectativa é que, a partir das 19h, o bloco inicie o seu trajeto, subindo pela avenida Eugênio Salerno, ruas Moreira César e Cesário Mota, praça Frei Baraúna e rua Machado de Assis, terminando o percurso em frente ao Clube 28 de Setembro.

O próximo evento de Carnaval que vai interferir no trânsito é o bloco ‘Mandala’, no sábado (2). A concentração do grupo começa às 15h na esquina das ruas Visconde de Taunay com Imperatriz Leopoldina. A partir das 17h o cordão seguirá pelas ruas Visconde de Cairu, Euclides da Cunha, Almirante Barroso, Francisco Ferreira Leão e Tamandaré. Nesse ponto, o grupo se unirá ao bloco ‘Amigos do Quilombinho’, seguindo pelas ruas Guaicurus e Caramuru, dispersando-se no feirão do Mangal.

No domingo (3) tem o folguedo carnavalesco ‘Mandala - energia que dá samba’. As brincadeiras serão na rua Visconde de Taunay, entre a avenida General Carneiro e a rua Imperatriz Leopoldina. A via estará fechada para o tráfego no período entre 12h e 22h.

Também no domingo, a partir das 16h, será a vez do bloco ‘Boca a boca’ ganhar as ruas e promover algumas alterações viárias. A concentração será na avenida Antonio Carlos Comitre, em frente ao Bier Garten. A partir das 21h o grupo descerá a avenida em direção ao Parque Municipal Carlos Alberto de Souza. Nesse ponto, o grupo voltará pela avenida, no sentido centro-bairro, dispersando-se por volta das 23h em frente ao bar.

O desfile dos blocos de rua será fechado com o ‘Cocó’ na terça-feira (4). A concentração do cordão começa às 15h na avenida Barão de Tatuí, em frente ao bar que leva o mesmo nome do grupo. A partir das 18h30 o bloco seguirá pela avenida Antonio Carlos Comitre até o Parque Municipal Carlos Alberto de Souza, onde será a dispersão. A previsão é que o grupo encerre o desfile às 23h.

Eventos diversos

Os agentes de trânsito também estarão presentes nos eventos de bairro que seguem abaixo, onde farão as intervenções que forem necessárias:

1º/2 às 19h - ‘Baile da melhor idade’ no Espaço Cultural, no centro;

3/2 às 14h - ‘Folia na Praça’ na praça Laudelino do Amaral, na Vila Nova Sorocaba e também às 14h - ‘Caia na Vanguarda’, na avenida Pereira da Silva, em frente ao CIC

4/2 às 14h - ‘Folia no Parque’ no Parque Municipal Amedeu Franchiulli, no Vitória Régia;

Escolas de Samba

Na segunda (4) haverá desfile das escolas de samba, a partir das 18h, com concentração na praça Frei Baraúna e adjacências. A partir desse horário, o trânsito será interditado nas ruas Cesário Mota, São Bento e XV de Novembro, com chegada na praça Arthur Fajardo. A previsão é de que esse trecho fique interditado para o fluxo dos veículos até, aproximadamente, às 23h.




CANAL DE ATENDIMENTO

(15) 3519-3100

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda à Sexta das 8h às 17h - Multas das 8h às 16h30

ENDEREÇO

Rua Chile, 401 - Barcelona - CEP 18.025-280 - Sorocaba/SP