Uma empresa que não pára de crescer


22/02/2008


Nesta sexta-feira (22), a Urbes – Trânsito e Transportes completa 30 anos de existência. E para comemorar a data, vai lançar um selo, que será usado em ofícios e outros documentos enviados pela empresa. Para o presidente da Urbes, Renato Gianolla, o selo vai marcar as três décadas da empresa de forma significativa. 

Empresa pública de direito privado, a Urbes foi criada em 1978 com o nome de “Companhia de Desenvolvimento de Sorocaba – CODESO”. Este nome foi usado até 82, e depois substituído pela marca que conhecemos: “Empresa de Desevolvimento Urbano e Social de Sorocaba – URBES”. Até 86, a Urbes realizava obras de desenvolvimento de áreas urbanas. E foi nesse ano que passou também a administrar financeira e operacionalmente os serviços de coleta, transporte e destinação do lixo residencial e industrial. 

Em 89, passou a organizar e prestar o serviço público de transporte coletivo urbano, por meio do planejamento, controle e fiscalização, do mesmo modo os serviços de táxi, transporte de escolares e transporte de cargas. Ficou responsável também pelos pontos e abrigos de ônibus e pela realização de obras no sistema viário. Outra nova incumbência era o gerenciamento do caixa único do Sistema de Transporte Público Coletivo. 

Gianolla ressalta que 1992 foi um ano importante para a Urbes. “A inauguração dos dois terminais urbanos e a integração física mudaram a história do transporte na cidade sem dúvida nenhuma.”

Por causa da qualidade dos seus serviços, em 2006, a empresa ganhou outras atribuições, como a fiscalização e a operação de trânsito, a fiscalização do transporte fretado, os serviços de apoio a atividades de engenharia de tráfego; o planejamento e a implantação da sinalização das cinco mil vias da cidade; a implantação de centrais de tráfego com monitoramento operacional. 

Entre as novas atribuições, também estavam a implantação de programas e medidas de educação para o trânsito e inibição da prática de infrações e ainda a gestão do controle e processamento de autos de infração de trânsito. 

A última mudança adotada foi a criação da logomarca Urbes – Trânsito e Transportes, elemento identificador da empresa de mobilidade urbana que começava a surgir. 

Só em 2007, a Urbes sinalizou 87 mil metros quadrados de pavimento. Instalou cerca de 7.500 placas. Deu início à implantação de um novo plano de orientação de tráfego. Ações que visam um trânsito mais seguro. O presidente da Urbes lembra que “o trânsito melhor depende da boa educação: a pé ou no volante. É por isso que o setor de educação faz palestras em escolas e empresas, e percorre Sorocaba com a minicidade itinerante. Educar os pequenos pra colher no futuro. E temos campanhas nas ruas: cinto de segurança, álcool e capacete. Tudo para fazer o motorista ser mais consciente das suas responsabilidades”. 

Fruto de um projeto inovador da Urbes, a ciclovia está se tornando uma realidade cada vez mais presente. Do seu plano inicial de 70 quilômetros, 30 quilômetros já foram implantados ou estão em adiantado processo de implantação, oferecendo ao sorocabano uma alternativa de transporte econômica e, acima de tudo, saudável. O plano cicloviário é muito mais que um projeto de vias exclusivas para ciclistas. É composto também por bicicletários e paraciclos, instalados em locais estratégicos, onde é possível estacionar a bicicleta com segurança. 

O sistema de transporte coletivo de Sorocaba também está em evolução constante e oferece qualidade à população. Transporta mais de quatro milhões de pessoas por mês e é referência em todo o território nacional. Mais de 300 veículos mensalmente percorrem pra lá de dois milhões de quilômetros. Utilizam os dois terminais e em breve passarão a operar também nas cinco áreas de transferência, espaços criados para otimizar ainda mais o transporte coletivo buscando sempre um trânsito melhor. As áreas de transferência funcionarão em conjunto com o sistema eletrônico de bilhetagem, proporcionando maior agilidade aos passageiros.
 
Um dos grandes diferenciais do transporte coletivo de Sorocaba é o uso dos cartões eletrônicos. Possibilitam mais facilidade, segurança e comodidade: vale-transporte, cartão social, cartão estudante e cartão melhor idade. 

Outra referência é o Serviço de Transporte Especial, realizado com um único objetivo: promover com dignidade o transporte de pessoas com severas deficiências físicas. A adoção do GNV em alguns veículos da frota também é novidade e sinônimo de preocupação da empresa com o meio ambiente. 

Em 2007 veio o lançamento do programa “Domingão: sua passagem a R$ 1,00”. Um projeto do prefeito Vitor Lippi que permite à população utilizar o transporte coletivo, aos domingos e feriados com uma tarifa reduzida. 

Gianolla destaca que também em 2007, a empresa lançou seu site: www.urbes.com.br, com serviços e informações para facilitar a vida dos munícipes. “Esta é a Urbes – Trânsito e Transportes, uma empresa que tem a sua história ligada ao desenvolvimento de Sorocaba. Uma empresa que trabalha para construir uma cidade cada vez melhor”, finaliza o engenheiro titular da empresa.




CANAL DE ATENDIMENTO

(15) 3519-3100

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda à Sexta das 8h às 17h - Multas das 8h às 16h30

ENDEREÇO

Rua Chile, 401 - Barcelona - CEP 18.025-280 - Sorocaba/SP