Sinalização especial
29/05/2008
O Largo do Divino foi cenário de uma grande festa na noite da quarta (28), em Sorocaba. Uma comitiva vinda de Piquete, cidade com menos de 20 mil habitantes, na microrregião de Guaratinguetá, percorreu o chamado “Caminho das Tropas”, como parte das atividades da Semana do Tropeiro, promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult).
Do Largo do Divino, a tropa seguiu pelas avenidas Luiz Mendes de Almeida e General Carneiro, passando pela praça Nove de Julho e avenida Moreira César. Ao chegar à rua da Penha, desceram a via na contra-mão até a rua Professor Toledo, onde acessaram as ruas 13 de Maio, São Bento e XV de Novembro, até chegar à avenida São Paulo, concluindo o trajeto na praça dos Tropeiros.
Caminho das Tropas sinalizado
“Conduzidas por tropeiros paulistas, principalmente sorocabanos, além de paranaenses, catarinenses, gaúchos e castelhanos, vinham, todos os anos, a Sorocaba, dezenas de tropas de muares (burros e mulas), para serem vendidas na Feira de Sorocaba, que acontecia de março a maio. Chegavam visitantes e negociantes de todas as regiões do Brasil. A população da cidade triplicava com o maior evento de comércio de mulas do mundo. Sorocaba viveu um período de riqueza, luxo e alegria, nos séculos XVIII e XIX...”
Essa história está contada em totens espalhados pela cidade ao longo do “Caminho das Tropas”. E pela primeira vez, uma comitiva percorrerá o trecho que ganhou sinalização especial. Com a ajuda da Associação Sorocabana de Letras, responsável pela elaboração dos textos, e parceria da Secretaria da Cultura (Secult), a Urbes – Trânsito e Transportes produziu totens instalados, inicialmente, em seis pontos.
Marcos ao longo de todo o caminho
Além das placas, foram implantados também 25 marcos de sinalização. A intenção da Prefeitura de Sorocaba foi marcar todo o caminho das tropas, iniciando pelas avenidas Luiz Mendes de Almeida e General Carneiro, passando pela praça Nove de Julho e avenida Moreira César e pelas ruas da Penha, São Bento e XV de Novembro, até chegar às avenidas São Paulo, Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes e Três de Março”.