Novidade no transporte coletivo


13/06/2008


A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transportes, explicou à imprensa na manhã desta quinta-feira (12), como vai ser o funcionamento das áreas de transferência, e o que serão a integração temporal e as linhas interbairros que entrarão em funcionamento neste fim de semana.

O presidente da Urbes e secretário de Transportes, Renato Gianolla, explicou que a integração temporal é apenas uma das novidades do Transporte Coletivo de Sorocaba. “Com a integração temporal, para chegar ao seu destino o passageiro poderá utilizar mais do que um ônibus com o pagamento de uma só tarifa e sem passar pelos terminais urbanos centrais”.

Gianolla destacou aos jornalistas que a integração só será possível para os usuários que tiverem algum tipo de cartão eletrônico (social, vale-transporte ou estudante).

“E como o próprio nome diz, a integração pode ser feita num determinado intervalo de tempo, aproximadamente uma hora”, ressaltou o engenheiro titular da Urbes. “O usuário também precisa saber que as viagens devem ser complementares e não concorrentes.”

Linhas interbairros

O presidente da Urbes também esclareceu que serão criadas linhas que circularão pelos principais bairros da cidade e interligarão as áreas de transferência sem passar pela região central. “Essas novas linhas possibilitarão a economia de tempo e também novas alternativas aos usuários do transporte coletivo. Já no sábado, começa a operar a linha que liga a área de transferência do Ipiranga ao bairro do Campolim, por exemplo”.

Na prática

1. Dona Florinda mora na região da Vila Jardini e tem como destino o novo PA da Zona Oeste, que fica na avenida Gal. Carneiro. Hoje essa dona de casa de 43 anos, que cuida dos dois netos de três e seis anos, embarca na linha 40 – Vila Jardini e só pode trocar de linha no Terminal Santo Antônio. Gasta 35 minutos nesse percurso até o terminal e mais 25 minutos de volta até o PA, portanto, gasta UMA hora. Com a integração temporal Dona Florinda, embarcando na linha 40 – Vila Jardini, poderá trocar de ônibus em qualquer ponto de parada da Avenida Gal. Carneiro, embarcando em qualquer linha de ônibus com destino ao bairro que atenda o PA Zona Oeste, como a 44 – Novo Mundo e a 60 – Ouro Fino. Agora serão gastos 15 minutos até a Avenida Gal. Carneiro e mais 10 minutos até o PA. Dona Florinda vai economizar quase MEIA hora.

2. Sandra Mara mora no bairro Santa Bárbara e trabalha na região do Campolim, como operadora de caixa de um hipermercado, na Avenida Antônio Carlos Comitre. Hoje ela embarca na linha 77 – Santa Bárbara e só pode trocar de linha no Terminal Santo Antônio onde embarca na linha 65 – Campolim. O percurso leva 40 minutos só até o terminal Santo Antônio e mais 30 minutos até o Campolim. Mais de UMA HORA, portanto. Com a Integração Temporal e também com a criação da Linha Interbairros I, Sandra continua embarcando na linha 77 – Santa Bárbara, porém, pode desembarcar na Área de Transferência do Ipiranga e embarcar na linha 301 – Interbairros I que liga a área de transferência ao Campolim. Serão apenas 15 minutos até o Ipiranga e 25 até o Campolim, ou seja, em vez de gastar mais de uma hora para chegar ao trabalho, Sandra levará 40 minutos.

Cartão eletrônico

O usuário do transporte coletivo que ainda não possui o cartão pode retirar o seu em qualquer bilheteria dos terminais urbanos centrais. E brevemente isso também será possível nas unidades da Casa do Cidadão. Outras informações podem ser encontradas no site www.urbes.com.br e pelo telefone 118.




CANAL DE ATENDIMENTO

(15) 3519-3100

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda à Sexta das 8h às 17h - Multas das 8h às 16h30

ENDEREÇO

Rua Chile, 401 - Barcelona - CEP 18.025-280 - Sorocaba/SP