Terminal Santo Antonio
27/08/2008
A palavra pode até parecer estranha, mas para os ciclistas é sinônimo de conforto e segurança. O primeiro bicicletário de Sorocaba entra em funcionamento nesta quinta-feira (28) – um espaço implantado pela Urbes – Trânsito e Transportes junto a um dos pontos de maior concentração de pessoas da cidade: o Terminal Santo Antonio.
Depois dos mais de 30 paraciclos espalhados por diversas praças e parques da cidade, agora é a vez dos ciclistas inaugurarem o que também já é popularmente chamado de estacionamento de bikes, área devidamente fechada e sinalizada.
Com 125 metros quadrados, o primeiro bicicletário de Sorocaba, tem capacidade para cerca de 60 bicicletas. Pouca gente sabe, mas a diferença principal entre o paraciclo e o bicicletário é que o bicicletário deve ter mais de vinte vagas.
A implantação de paraciclos para a guarda e parada de bicicletas e também do bicicletário faz parte do Plano Cicloviário de Sorocaba, que teve início em 2006.
O presidente da Urbes, Renato Gianolla, lembra que na primeira etapa do projeto, foram feitas as ciclovias, que hoje já somam mais de 70 quilômetros de pistas. “Num segundo momento, vieram esses equipamentos de apoio e outros ainda serão implantados”, destaca o engenheiro Gianolla.