AT da avenida Itavuvu já está em operação
05/09/2008
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transportes, inaugurou na manhã desta sexta-feira (4), a terceira área de transferência do município. O espaço fica no cruzamento das avenidas Itavuvu e Ulysses Guimarães, no Parque das Laranjeiras, zona norte da cidade.
Denominada “Noel da Silveira”, a área fica num ponto estratégico da região norte, entre as avenidas Itavuvu e Ulysses Guimarães, perto do bairro Parque das Laranjeiras.
A área de transferência, também chamada de mini-terminal, é um importante instrumento regulador do transporte coletivo dessa região, pois, permitirá a conexão entre as linhas Interbairros que ligam a região oeste à região norte/industrial (Interbairros II – 302 Ipiranga/Itavuvu e Interbairros III – 303 Itavuvu/Éden).
Esse espaço público beneficiará bairros como Maria Eugênia, Laranjeiras, São Guilherme, Santa Cecília, Casa Branca, São Camilo, Santa Cláudia, Paulista, Portal do Itavuvu, Santa Esmeralda, Paineiras, Herbert de Souza, Ana Paula Eleutério e Vitória Régia.
Oito linhas regulares circularão pela nova área: 25 – Itavuvu, 39 – Aldeia dos Laranjais, 42 – Laranjeiras, 46 – Paineiras, 58 – vitória Régia, 58/1 – Sorocaba Park, 302 – Interbairros II e 303 – Interbairros III. Cerca de 20 mil passageiros utilizam essas linhas em dias úteis.
Linhas Interbairros
Essas linhas circulam pelos principais bairros e corredores viários interligam as áreas de transferência, sem passar pela região central da cidade. São importantes para o deslocamento entre as zonas Sul, Oeste, Norte, Industrial e Leste;
Paraciclos
Os equipamentos implantados no local permitem a acomodação de 24 de bicicletas, o que facilita o deslocamento de pessoas que se utilizam desse meio de transporte. E já foram usados nesta sexta-feira por jovens ciclistas que aprovaram a novidade.
Casa do Cidadão
Junto com a área, foi inaugurada também mais uma Casa do Cidadão, que descentraliza os serviços da Prefeitura, da Urbes e do Saae. As duas primeiras unidades, no Jardim Ipiranga e no Éden, já estão fazendo sucesso entre a população e representam 21% do total de atendimentos realizados nas casas.