Travessia mais segura
12/09/2008
A revitalização da sinalização em áreas escolares de Sorocaba continua entre os trabalhos prioritários da Urbes – Trânsito e Transportes. O serviço, iniciado no primeiro semestre deste ano, está sendo feito com o objetivo de oferecer mais segurança na travessia de entrada e saída dos estudantes.
Mais de 100 unidades de ensino, entre centros de educação infantil, escolas municipais e estaduais, já tiveram a sinalização da faixa de travessia de pedestres reforçada. Foram revitalizados mais de dois mil metros quadrados de sinalização de solo.
Sinalização especial
A sinalização de 46 unidades de ensino foi executada de forma diferenciada. Em alguns pontos, as travessias ganharam a cor vermelha no fundo para realçar as faixas brancas no pavimento e para chamar a atenção especialmente das crianças.
“A intenção, com essa sinalização especial, é fazer com que os estudantes utilizem somente a faixa para travessia e, dessa forma, afastem os riscos de acidentes, como atropelamentos”, ressalta o presidente da Urbes, Renato Gianolla. “Mas esse destaque no pavimento visa alertar também os condutores, para que reduzam a velocidade ao chegar perto das áreas escolares”, enfatiza Gianolla.
Nesses locais, também foram instaladas placas maiores que as usadas normalmente para advertir os condutores. “Essas placas indicam as áreas escolares de duas formas: em colunas e também em braços projetados, ou seja, suportes que permitem a visualização da mensagem no centro da via”, destaca o presidente da empresa que gerencia o trânsito na cidade.
Gianolla esclarece, também, que a velocidade máxima permitida nesses trechos é de 30 km/h. “Nós fizemos questão de destacar isso nas placas já instaladas para alertar os condutores a respeitaram a legislação”, conclui o engenheiro.