Semana Nacional de Trânsito começa nesta quinta
17/09/2008
Já está tudo pronto para a Semana Nacional de Trânsito, que será promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transportes, a partir desta quinta-feira (18). Este ano, o tema escolhido pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) é “A criança no trânsito.” Sorocaba foi além desse slogan e adotou uma importante mensagem: Quem ama cuida!
A programação será aberta oficialmente às 19h30 desta quinta-feira, com a estréia da peça infantil “Um amigo especial no trânsito”. O espetáculo será encenado por guardas municipais no auditório do Sest/Senat, que fica na rua Adalberto Panzan, 180, no Alto da Boa Vista.
Programação variada
As atividades da semana foram programadas para envolver especialmente as crianças, mas sem deixar de lado os responsáveis por elas. Além de teatro, está prevista a realização de uma feirinha de trânsito, onde a turminha poderá percorrer o novo miniciruito criado pela Urbes, receber orientações de agentes de trânsito e também colorir uma cartilha relacionada ao tema.
Essa feirinha será montada em cinco pontos diferentes, a começar pelo Sorocaba Shopping. “Já a partir desta quinta, os visitantes poderão conferir a nova minicidade itinerante, além de conhecer um amigo muito especial: o Jacinto. Tenho certeza de que a criançada vai gostar do que vai ver pela primeira vez”, comenta o presidente da Urbes, Renato Gianolla.
Quase duas mil mortes por ano
Renato Gianolla destaca que é presença constante na lista dos principais problemas das grandes cidades o trânsito e que, quando citado, é lembrado principalmente pelas vias congestionadas, e as formas pelas quais os órgãos de trânsito estão se mobilizando para assegurar condições mínimas de fluidez.
“Por conta disso, um número importante passa despercebido. Todos os anos, quase duas mil crianças morrem no Brasil vítimas de atropelamentos, colisões entre veículos, ou são atingidas quando andam de bicicletas”, lembra com preocupação o engenheiro que comanda a empresa que gerencia o trânsito em Sorocaba.
Dados do Ministério da Saúde apontam que 2.427 crianças de zero a 14 anos morreram no trânsito em 2004 (41% do total das crianças mortas em acidentes). Em 2003, foram 2.446 vidas perdidas. Pesquisa realizada em 2000, pela Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação, demonstrou que do total de pedestres atropelados, 39,2% foram crianças na faixa etária entre cinco e 15 anos.
Transporte correto e seguro
O transporte correto das crianças pode reduzir sensivelmente a gravidade das lesões e óbitos em acidentes de trânsito, bem como evitar autuações em decorrência ao descumprimento da lei (Artigo 64 do CTB).
Conduzir crianças de até 10 anos de idade só é permitido no banco traseiro do veículo, com a utilização do cinto de segurança ou acomodadas em assentos conforme o peso e a altura.
O bebê jamais deve ser transportado no colo, pois em caso de desaceleração ou colisão, pode ser esmagado com o peso da pessoa que o leva no colo, ou mesmo, serem projetados para fora do carro.
Desde a saída da maternidade, o bebê já deve ser acomodado em cadeira própria, também conhecida como bebê-conforto, pois são confortáveis e adequadas aos recém-nascidos. Devem ser instaladas no banco traseiro e voltadas para trás (de costas para o motorista). Instalada dessa maneira, o bebê estará seguro, pois com idade inferior a um ano, a cabeça representa quase metade do seu peso total.
Quando transportadas no banco traseiro, as crianças têm entre 35 a 50% menos chances de serem vítimas fatais em acidentes. Quando acomodadas em cadeiras de segurança instaladas e usadas corretamente, o risco cai para 71%.
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina que a criança só poderá ser transportada no banco dianteiro, caso o automóvel não disponha de banco traseiro (como caminhonetes) ou, ainda, caso não haja espaço no banco traseiro, desde que todas as normas de segurança sejam obedecidas. A Urbes lembra que quando há mais de uma criança a ser transporta, a de maior idade e estatura é que deve ser conduzida na frente.
Já em motocicletas, apesar do fascínio que os pequeninos têm por elas, o CTB penaliza com multa gravíssima e suspensão do direito de dirigir, o motociclista que transportar crianças menores de sete anos.
O presidente da Urbes destaca que ao contratar os serviços de transporte escolar, é imprescindível que os pais ou responsáveis observem fatores como “a existência de cinto de segurança para todos os passageiros do veículo e, ainda, se o veículo utilizado e o condutor estão devidamente regularizados junto à Urbes”.
Trabalho de educação permanente
Um dado importante e que não pode ser esquecido diz respeito às ações de educação no trânsito voltadas à crianças, realizadas freqüentemente pelo setor de educação no trânsito da Urbes.
No ano passado, mais de 18 mil crianças participaram de ações educativas como palestras e visitas à minicidade de trânsito. Foram, ao todo, 114 eventos realizados. Já este ano, só de fevereiro a agosto, cerca de 11 mil crianças já participaram de 96 ações educativas.
“O nosso trabalho é plantar nas crianças uma pequena semente para que reproduzam o que aprendem, seja em casa, na comunidade, ou entre amigos. Dessa forma, os frutos crescem e geram os resultados que a gente espera: menos acidentes e um trânsito melhor”, enfatiza Gianolla.
Participação e consciência
“Quem ama cuida! E ter sabedoria para educar os filhos é, sem dúvida, atualmente, um dos maiores desafios a serem conquistados pelos pais. Bons exemplos na infância firmarão valores de moral e cidadania e permanecerão em todas as circunstâncias da vida. No trânsito é claro, não será diferente”, conclui o engenheiro titular da Urbes
Programação completa
Abertura oficial da Semana com
estréia da peça teatral
Dia 18/09
Horário: 19h30
Local: Auditório do SEST / SENAT
Peça teatral “Um amigo especial no trânsito”
De 18/09 a 10/10
Horários: 8h30, 10h30 e 15h
Local: Auditório do SEST / SENAT
Feirinha do trânsito
De 18 a 22/09
Horário: 10h às 22h
Local: Sorocaba Shopping
De 23 a 27/09
Horário: 10h às 22h
Local: Esplanada Shopping
De 29/09 a 03/10
Horário: 10h às 22h
Local: Shopping Panorâmico
De 06 a 10/10
Horário: 9h às 16h
Local: Parque das Águas
De 13 a 14/10
Horário: 9h às 16h
Local: Paço Municipal