Os trabalhos começaram nesta segunda-feira
01/12/2008
Com a chegada das festas de fim de ano, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes - Trânsito e Transportes, deu início, nesta segunda-feira, à “Operação Natal”, com a adoção de medidas de trânsito que buscam garantir o acesso do público aos principais pólos comerciais, como os shoppings e os demais situados nas ruas da região central.
A “Operação Natal” engloba uma série de ações que visam assegurar a circulação dos usuários das vias, mantendo a fluidez e segurança de veículos e pedestres. A operação será conduzida por 50 agentes de trânsito com suporte da Central de Controle Operacional (CCO) e, ainda, dez operadores que serão responsáveis pela distribuição de materiais.
Principais ações
Entre as principais ações, estão:
- Monitoramento do sistema viário, principalmente os maiores corredores, promovendo fluidez e segurança;
- Prevenir infrações como o fechamento de cruzamentos e interseções, o estacionamento proibido e a parada em fila dupla;
- Apoio a órgãos como Corpo de Bombeiros, SAAE, Polícia Militar e Polícia Civil;
- Manutenção de semáforos e implantação de novos tempos;
- Remoção de interferência (veículos quebrados, por exemplo);
- Intensificação na fiscalização, principalmente com vistas a condutores dirigindo sob efeito de bebidas alcoólicas;
- Ações de interdição e desvio, quando necessário;
- Proibição de veículos de propulsão humana na região central;
- Controle nas operações de carga e descarga, observado o tempo limite estabelecido;
- Controle da colocação de caçambas, evitando posicionamentos irregulares e perigosos;
- Monitoramento na ação do transporte irregular remunerado (clandestino);
- Observação do nível do rio Sorocaba, considerando o período de chuvas;
- Intensificação das operações no período noturno na Região do Campolim;
- Intensificação da operação de caminhões nas vias com tráfego proibido;
- Apoio às ações de Educação de Trânsito;
- Observação ao Transporte Coletivo monitorando os pontos de embarque e desembarque, evitando o estacionamento irregular, possibilitando que o coletivo estacione de forma adequada proporcionando fluidez viária.
Rondas
Durante a operação, que se estenderá até o dia 25 de dezembro, os agentes intensificarão as rondas nos principais corredores e pontos de maior concentração de pessoas nas proximidades dos pólos geradores com o objetivo de remover possíveis interferências e garantir a fluidez nesses locais.
Para isso, a Urbes definiu cinco rotas de monitoramento, que abrangem as principais vias da cidade, e que receberão atenção especial.
ROTA 1 – Área central - Ruas XV de Novembro; Padre Luiz; São Bento; Santa Clara; Brigadeiro Tobias; Francisco Scarpa; Monsenhor João Soares; Souza Pereira; Álvaro Soares; Sete de Setembro; Miranda de Azevedo; Prof. Toledo e Penha.
ROTA 2 – Anel perimetral – Avenidas Dom Aguirre; Juscelino K. de Oliveira; Eugênio Salerno; Moreira César e Afonso Vergueiro.
ROTA 3 – Zona Sul – Avenidas Barão de Tatuí; Washington Luiz e Antonio Carlos Comitre.
ROTA 4 – Zona Norte – Avenidas Ipanema e Itavuvu.
ROTA 5 – Zona Oeste– Avenidas General Carneiro e Armando Pannunzio.
Durante o monitoramento, as viaturas estacionarão momentaneamente em pontos estratégicos favorecendo a observação do fluxo viário e de pedestres.
Área central
Nessa região, além do monitoramento, a Urbes programou o posicionamento de agentes em setores e horários pré-estabelecidos, de forma alternada, para corte e fluidez de trânsito, facilitando a travessia dos pedestres
Pólos geradores
Além da região central, destacam-se e devem receber tratamento especial devido à demanda veicular nesse período as regiões do Shopping Esplanada e Sorocaba Shopping. Deverão ser observados a interseção da avenida Antonio Carlos Comitre com a rua Carlos Eugênio S. Salerno, com intuito de não permitir que se feche o cruzamento; as saídas principais do Shopping; o acesso à rua Horário M. de Camargo; a demanda e fila do acesso da Rodovia Raposo Tavares para a Antonio Carlos Comitre; o retorno pela rua Antonio Adade.
Também será dada atenção especial à avenida Dr. Afonso Vergueiro, no acesso ao Shopping Sorocaba. Nesse caso, serão observados a interseção da Afonso Vergueiro com a rua Arthur Gomes, com o intuito de não permitir que se feche o cruzamento e a travessia de pedestres; a interseção da Afonso Vergueiro com a Rua Professor Toledo, com o mesmo objetivo anterior; a saída principal do Shopping pela via paralela; a proibição de conversões; e a alta velocidade da rua Professor Toledo antes da rua Gonçalves Magalhães.