Uso do cinto aumenta em Sorocaba
27/01/2009
O uso do cinto de segurança em Sorocaba é cada vez mais freqüente. Três pesquisas foram realizadas na cidade e apontaram para uma melhoria significativa no comportamento de motoristas e passageiros.
Em 2006, uma pesquisa realizada pela Urbes – Trânsito e Transportes, em diferentes regiões do município, mostrou que 60% do total de ocupantes do veículo usavam o cinto. No ano passado, um novo trabalho de campo feito exatamente nos mesmos pontos, apontou que esse índice subiu para 77%.
Em 2008, os números saltaram para 89%. Embora os resultados sejam satisfatórios, a Urbes continua trabalhando para aumentar ainda mais o percentual do uso do cinto em Sorocaba. Por esse motivo, para chamar a atenção dos usuários das vias, está substituindo a mensagem espalhada por mais de 40 locais da cidade, entre vias e próprios.
As placas que mostravam uma família, dentro do carro, usando o cinto de segurança, foram substituídas pela mensagem “USE O CINTO DE SEGURANÇA”, com letras grandes e de fácil visualização.
“O objetivo da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes, é atingir 100% de utilização do cinto de segurança nos condutores e passageiros, já que esse equipamento é considerado obrigatório pelo Código de Trânsito Brasileiro e pode salvar vidas”, destaca o presidente da Urbes, Renato Gianolla.
“Os índices têm aumentado, mas queremos mais. A intenção do prefeito Vitor Lippi é que Sorocaba seja uma cidade modelo, e que tenha 100% de uso do cinto”, finaliza o engenheiro titular da Urbes.