Urbes promove palestras sobre segurança no trânsito em escolas
29/05/2009
O tema “segurança no trânsito”, que vem sendo abordado com freqüência pela Urbes – Trânsito e Transportes, foi debatido esta semana com os alunos da Escola Estadual “Dr. Fernando Costa”, que fica na Vila Carvalho, na zona oeste.
Cerca de 750 alunos, com idades entre 11 e 17 anos, foram conscientizados por agentes de trânsito a obedecer às normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), principalmente no que diz respeito a atravessar a rua de forma segura, evitar brincadeiras perigosas nas ruas, além de usar sempre o cinto de segurança e o capacete, seja no comando da moto ou na garupa.
A diretoria dessa escola informou ter dificuldades de travessia com os alunos que costumam ficar na rua em frente à escola, conversando após a saída das aulas. Por esse motivo, solicitou uma palestra, além de atenção dos técnicos da Urbes.
Diante dessa problemática, durante as palestras, os agentes de trânsito realizaram também uma dinâmica para que os jovens se colocassem tanto no lugar daqueles que se comportam corretamente no trânsito, como também dos demais, que não respeitam as regras. Depois eles inverteram o papel e puderam se vir nos dois casos.
Os jovens tiveram “insights” importantes sobre o valor das regras para a segurança, segundo a gerência de educação para o trânsito. As centenas de estudantes fizeram muitas perguntas aos agentes sobre as conseqüências de quem dirige sem ter carta, entre outros questionamentos como por que os jovens são maiores aos 16 anos e só podem tirar carta aos 18 anos.
Os funcionários da Urbes explicaram às turmas que a função da empresa é trabalhar para que os sorocabanos possam ter atitudes corretas no trânsito. “Explicamos que no caso dessa escola precisávamos da colaboração deles com sugestões do que poderia ser feito para que eles, alunos, não corram riscos ao sair da escola”, comentou a gerente de educação, Angela Martins. “Nós deixamos uma urna na escola para colocarem sugestões e devemos seguir com esse trabalho adiante, assim aproximamos a comunidade do poder público e conhecemos melhor suas necessidades”, finalizou Angela Martins.
Agendamento por telefone ou email
A Urbes está à disposição das instituições interessadas, que devem entrar em contato pelo telefone 3331-5000, pelo site www.urbes.com.br, através do serviço “fale conosco” ou pelo email educacao.transito@urbes.com.br.