Exposição de bicicletas antigas também faz sucesso
18/06/2009
Representantes de dez estados brasileiros estão participando do Seminário Nacional “Políticas de Transporte Cicloviário”, realizado pela ANTP, a Associação Nacional de Transportes Públicos. O encontro, que começou nesta quinta-feira (18) e seguirá com debates na sexta-feira (19) no Sorocaba Park Hotel, reúne cerca de 150 técnicos da área, além de grandes nomes do meio.
No período da manhã, após a abertura feita pelo prefeito Vitor Lippi, o tema da primeira sessão foi a bicicleta e a cidade, com apresentações de vídeos que revelaram as maravilhas que esse meio de transporte proporciona em grandes centros como Copenhague, na Dinamarca.
Na parte da tarde, os palestrantes falaram dos desafios em implantar uma política cicloviária. O engenheiro José Carlos de Almeida, da Urbes – Trânsito e Transportes, a empresa responsável pela organização do evento, explanou, entre outros detalhes, que Sorocaba tem hoje, 50 mil metros de ciclovias. “E a meta da prefeitura é chegar a 100 mil metros, formando uma grande malha onde se possa pedalar com segurança,” enfatizou.
Exposição
Um colecionador sorocabano cedeu suas bicicletas para uma exposição no saguão do hotel. A mais antiga, uma Hercules inglesa, de 1945, dividiu a atenção com uma outra da mesma nacionalidade, uma Philips, com placa de Barretos, fabricada em 1947. As bikes foram alvo de muitos flashes por parte dos participantes.
Passeio noturno
Depois dos debates, os participantes sairão para uma pedalada pela ciclovia da marginal com destino ao Parque das Águas. Para isso, usarão as bicicletas de uma empresa do Rio de Janeiro, que já opera na capital carioca com um sistema de bicicletas de aluguel, o chamado projeto Samba. O percurso de seis mil metros será acompanhado por agentes de trânsito da Urbes.
Para esta sexta-feira, a previsão é de que as atividades recomecem às 9h, com a discussão de temas como a infra-estrutura para a construção das ciclovias, a oferta de estacionamento de bicicletas públicas, as perspectivas da indústria de bicicletas no Brasil e, ainda, o impacto do transporte cicloviário no desenvolvimento urbano.
Semana da Bicicleta
O seminário nacional faz parte da Semana da Bicicleta que seguirá com atividades até o próximo domingo (21) quando ocorrerá um grande passeio com saída do Parque das Águas rumo ao Parque dos Espanhóis. A atração de sábado é uma prova ciclística que será realizada no Parque das Águas, a partir das 12h.
O objetivo da semana é divulgar os meios mais adequados para a integração da bicicleta ao cenário de tráfego da cidade do ponto de vista, tanto do ciclista, como do motorista.